
Carnaval
Cordeiros receberam alimentos ruins e menos água este ano no Carnaval, aponta levantamento
Vários trabalhadores passaram mal e/ou chegaram a desmaiar durante a festa; situação foi investigada pelo Cerest

Foto: Metropress
Vários foram os casos de cordeiros desmaiando ou passando mal durante o trabalho no Carnaval de Salvador em 2023. Segundo a vice-prefeita e secretária de Saúde, Ana Paula Matos, a situação se deve à redução da entrega de água e da qualidade dos alimentos ofertados aos trabalhadores este ano em comparação com os anteriores.
"A gente percebeu uma diminuição na entrega de águas, algumas entidades entregando só uma [garrafa] de água, quando antes eram quatro ou cinco; e diminuição na qualidade do alimento [entregue aos trabalhadores]", afirmou Ana Paula, em entrevista ao Metro1.
A constatação foi feita através de um levantamento do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que investigou, nos últimos dias, a situação de mais de 17 mil cordeiros na capital baiana.
Diante da situação, a vice-prefeita informou que foi já foi feito um trabalho de conscientização ou notificação junto aos trios e entidades para a organizacão das próximas festas e eventos. Ana não especificou a quantidade de ocorrências de saúde relacionadas à categoria.
No que se refere aos catadores de latinha, 60 foram atendidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) apenas nesta segunda-feira (20). Entre os pacientes, um teve que passar por cirurgia.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

