
Carnaval
Tribunal de Justiça acolhe crianças em situação de risco e reforça plantão no Carnaval
Tribunal atua nos circuitos com unidade de acolhimento e registra 35 audiências de custódia no plantão extraordinário

Foto: Divulgação/TJBA
O Tribunal de Justiça da Bahia iniciou, no segundo dia oficial do Carnaval de Salvador, o acolhimento de crianças encontradas em situação de vulnerabilidade nos circuitos da festa. Seis menores localizados no Barra-Ondina foram encaminhados para a Escola Municipal Casa da Amizade, no Jardim Apipema, unidade estratégica próxima ao circuito para facilitar o acesso de pais que trabalham como ambulantes ou catadores.
A ação é coordenada pela 1ª Vara da Infância e da Juventude, em parceria com o Ministério Público da Bahia e a Defensoria Pública do Estado da Bahia. O atendimento é articulado a partir do Posto de Informações do Judiciário, instalado em Ondina, onde equipes identificam situações de risco e realizam os encaminhamentos imediatos para garantir proteção aos menores.
Além da atuação na área da infância, o tribunal divulgou balanço do plantão extraordinário, em vigor até a quarta-feira de cinzas. Apenas na sexta-feira foram realizadas 35 audiências de custódia, com 28 prisões mantidas por decisão judicial. Demandas urgentes, como pedidos de liberdade e medidas protetivas, podem ser protocoladas virtualmente pelo sistema PJe, disponível 24 horas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

