Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Carnaval

/

“A maior operação de segurança da história do Carnaval da Bahia”, afirma Marcelo Werner

Carnaval

“A maior operação de segurança da história do Carnaval da Bahia”, afirma Marcelo Werner

Com efetivo recorde de 37 mil agentes, uso de drones e novas tecnologias de monitoramento, secretário destaca redução dos índices criminais

“A maior operação de segurança da história do Carnaval da Bahia”, afirma Marcelo Werner

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 17 de fevereiro de 2026 às 18:11

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, destacou em entrevista para o Carnaval da Macaco, os avanços no esquema de segurança do Carnaval de 2026 e classificou a operação deste ano como a maior já realizada no estado.

Segundo ele, foi mobilizado um efetivo histórico, reunindo diferentes forças de segurança em toda a Bahia. “Foi feita a maior operação em efetivo da história, com 37 mil policiais militares, civis, bombeiros e profissionais do Departamento de Polícia Técnica em toda a Bahia”, afirmou.

Werner ressaltou que, além do reforço no monitoramento tradicional, novas estratégias e tecnologias foram incorporadas à operação. “Este ano, além do reforço do monitoramento, trouxemos drones, o uso do canil, uma ferramenta tecnológica para identificação de pessoas, a operação prévia, a operação Abadá e também a Patrulha Inclusiva, que faz o deslocamento de pessoas com deficiência, uma ação importante de proteção contra a violência e a importunação contra a mulher”, explicou o secretário.

O gestor também comparou os dados de 2026 com os últimos três anos. De acordo com ele, o público registrado é semelhante ao de 2025, mas os índices de criminalidade continuam em queda. “Temos mais ou menos o mesmo número de público de 2025, e os casos criminais vêm reduzindo nos últimos três anos. É uma estabilidade da segurança pública nos circuitos”, concluiu.