
Carnaval
“A maior operação de segurança da história do Carnaval da Bahia”, afirma Marcelo Werner
Com efetivo recorde de 37 mil agentes, uso de drones e novas tecnologias de monitoramento, secretário destaca redução dos índices criminais

Foto: Divulgação
O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, destacou em entrevista para o Carnaval da Macaco, os avanços no esquema de segurança do Carnaval de 2026 e classificou a operação deste ano como a maior já realizada no estado.
Segundo ele, foi mobilizado um efetivo histórico, reunindo diferentes forças de segurança em toda a Bahia. “Foi feita a maior operação em efetivo da história, com 37 mil policiais militares, civis, bombeiros e profissionais do Departamento de Polícia Técnica em toda a Bahia”, afirmou.
Werner ressaltou que, além do reforço no monitoramento tradicional, novas estratégias e tecnologias foram incorporadas à operação. “Este ano, além do reforço do monitoramento, trouxemos drones, o uso do canil, uma ferramenta tecnológica para identificação de pessoas, a operação prévia, a operação Abadá e também a Patrulha Inclusiva, que faz o deslocamento de pessoas com deficiência, uma ação importante de proteção contra a violência e a importunação contra a mulher”, explicou o secretário.
O gestor também comparou os dados de 2026 com os últimos três anos. De acordo com ele, o público registrado é semelhante ao de 2025, mas os índices de criminalidade continuam em queda. “Temos mais ou menos o mesmo número de público de 2025, e os casos criminais vêm reduzindo nos últimos três anos. É uma estabilidade da segurança pública nos circuitos”, concluiu.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

