Carnaval
Secretaria de Saúde aponta redução de 27,7% nos atendimentos do Carnaval
De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), até às 18h deste domingo (26) de Carnaval foram realizados 60 atendimentos relacionados à festa nas unidades pronto-atendimento da Sesab. Este número é 27,7% menor do que o contabilizado no mesmo período do ano passado. [Leia mais...]
Foto: Tarsilla Alvarindo/Metropress
De acordo com o último balanço divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), até às 18h deste domingo (26) de Carnaval foram realizados 60 atendimentos relacionados à festa nas unidades pronto-atendimento da Sesab. Este número é 27,7% menor do que o contabilizado no mesmo período do ano passado. A unidade com maior número de ocorrências é o Hospital Geral do Estado (HGE) com 41 notificações, sendo 25 vítimas de agressão física, cinco por queda, três por intoxicação exógena, três por exposição ao fogo, duas de agressão por arma de fogo, dois atropelos e um por ferimento acidental.
Outros 17 atendimentos foram registrados nos hospitais gerais Ernesto Simões Filho (HGESF), Roberto Santos (HGRS), Menandro de Faria (HGMF) e Eládio Lasserre (HEL). Nas unidades de Emergência do Curuzu e de Pirajá foram registrados apenas dois atendimentos por agressão física, sendo um em cada uma delas.
DSTs
Além disso, somente no primeiro dia de funcionamento dos postos de testagem rápida para diagnóstico de sífilis, HIV/Aids e hepatites B e C na capital baiana, foram feitos 225 atendimentos. Os dados foram passados neste domingo (26) pela coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Maria Aparecida Figueiredo, em entrevista no estúdio da Metrópole montado no Camarote Villa Mix, no Circuito Dodô. Destes total de 225 testes rápidos, cinco foram reagentes para HIV, todos do sexo masculino, que foram orientados e encaminhados para o tratamento. Também foram detectados 17 casos de sífilis, sendo nove em homens e oito em mulheres, enquanto o teste para Hepatite B contabilizou um caso, sendo outro registrado para Hepatite C.
A Sesab estará disponibilizando, até o final dos festejos de Carnaval, cerca de quatro milhões de preservativos. De acordo com a coordenadora, o objetivo é facilitar o acesso dos foliões aos preservativos. “Ações informativas são realizadas nas ruas da capital e do interior, bem como stands foram montados nos circuitos, possibilitando intensificar a ação educativa e realizar testes rápidos para identificar doenças sexualmente transmissíveis, tais como Sífilis, HIV/Aids e Hepatites B e C. Apenas na capital temos a capacidade de realizar 1.600 testes por dia", afirmou.
Na capital, os postos de testagem foram montados em Ondina, na Avenida Adhemar de Barros, e outro na Barra, na Avenida Centenário. Os postos funcionam até a próxima terça-feira (28), sempre das 17h às 02h. Os testes são feitos com uma gota de sangue e o resultado sai em 20 minutos. "Fazemos os testes e damos o aconselhamento. Em caso positivo, a pessoa atendida já sai com a consulta agendada. Sendo negativo, reforçamos a importância da prevenção", explicou Maria Aparecida Figueiredo.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.