Apenas uma capital brasileira elegeu uma mulher como prefeita
O percentual de mulheres eleitas ao cargo municipal é de apenas 12% em todo o Brasil
![Apenas uma capital brasileira elegeu uma mulher como prefeita [Apenas uma capital brasileira elegeu uma mulher como prefeita]](https://www.metro1.com.br/noticias/100393,apenas-uma-capital-brasileira-elegeu-uma-mulher-como-prefeita-3.jpg)
Por Adele Robichez no dia 30 de Novembro de 2020 ⋅ 12:40
Chintia Ribeiro (PSDB) foi a única mulher eleita para governar uma capital do Brasil (Palmas/TO). Ela venceu as eleições na cidade ainda no primeiro turno, sendo reeleita, já que assumiu a prefeitura em 2018, quando era vice-prefeita de Carlos Amastha (PSB), que saiu para concorrer a governador do estado. Também nas últimas eleições, em 2016, apenas uma mulher foi eleita para o cargo municipal em todo país: Teresa Surita (PMDB), em Boa Vista (RR).
No segundo turno, cinco mulheres disputaram as eleições municipais em capitais, mas não levaram a vitória. Dentre elas, estava Manuela D'Ávilla (PCdoB), Marília Arraes (PT), Delegada Danielle (Cidadania), Socorro Neri (PSB) e Cristiane Lopes (PP).
No Brasil inteiro, o percentual de mulheres eleitas ao cargo municipal é de apenas 12,2%. O número é baixo, mas é maior do que o das últimas eleições, onde a representação feminina era de 11,6%, segundo dados do TSE. Essa taxa ainda tem a possibilidade de aumentar caso a candidata Patrícia Ferraz (Podemos) seja eleita em Macapá, onde as eleições acontecerão no dia 6 de dezembro.