Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

'Não veremos cenas aqui em Salvador como estamos vendo no resto do país', diz Leo Prates

Cidade

'Não veremos cenas aqui em Salvador como estamos vendo no resto do país', diz Leo Prates

Secretário municipal de Saúde avalia atuação em conjunto entre prefeitura e estado para minimizar impactos da pandemia

'Não veremos cenas aqui em Salvador como estamos vendo no resto do país', diz Leo Prates

Foto: Metropress

Por: Matheus Simoni no dia 15 de janeiro de 2021 às 08:19

O secretário municipal de Saúde, Léo Prates, comentou a atuação em conjunto entre Governo do Estado e Prefeitura de Salvador para minimizar os impactos da pandemia da Covid-19 em toda a Bahia. Em entrevista a Mário Kertész hoje (15), durante o Bom Dia com Mário Kertész da Rádio Metrópole, ele afirmou que os decretos estaduais contra as aglomerações e festas no Réveillon tiveram sucesso. 

"Tenho que destacar a luta do governo do estado no combate às festas de final de ano e às mensagens passadas pela prefeitura de Salvador deram uma contida no janeiro que a gente esperava. Estamos muito melhores, com 67% de ocupação de leitos de UTI em Salvador. Porém, a gente poderia estar muito melhor. Cenas como a gente viu ontem no Farol da Barra nos deixa extremamente preocupados", afirmou o secretário. 

De acordo com Léo Prates, os números atuais refletem que Salvador está conseguindo lidar com a segunda onda. Nesta sexta-feira, o sistema de regulação registrou seis soteropolitanos precisando de leitos de UTI em Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), o maior número deste segundo momento da pandemia, de acordo com o secretário.

"Para leito de UTI, foi um número bastante expressivo que a gente nunca mais tinha visto. Entraram na madrugada e paciente de UTI, para quem não entende, é um paciente com gravidade. Isso nos preocupa muito. A gente está vendo as cenas de Manaus e não quer que elas se reproduzam aqui de maneira nenhuma", afirmou. 

O secretário pontuou ainda a preocupação das autoridades com a nova variante do coronavírus, identificada em Manaus e outros estados do país. Estudos apontam que a cepa registrada em pacientes possui alto grau de contaminação. Para Leo Prates, é necessário redobrar os cuidados, sobretudo entre as crianças. "O nosso apelo é que os pais tenham para com os seus filhos o mesmo cuidado que têm consigo. A gente nunca sabe o que essas mutações vão gerar. Agora, estamos muito melhor preparados para atuar na doença do que já estivemos. Esse 'violino' que tornamos a saúde no estado e na prefeitura, a integração que geramos, tem salvado muitas vidas. Acho que nós não veremos cenas aqui em Salvador como estamos vendo no resto do país, mas cada um precisa fazer a sua parte", disse. 

"Nós precisamos da colaboração da população. A pandemia não passou. Não é porque a vacina vai começar na quarta-feira que nós vamos relaxar. A expectativa de todo mundo é que o ano todo passemos vacinando. Você vai começar a vacina e as doses vão acabar rapidamente. Se o governo federal me mandar toda a vacina de Salvador para a primeira fase, 170 mil doses, em, no máximo, três dias, eu termino toda a vacinação da primeira fase pela capacidade de estrutura que nós estamos fazendo", finalizou.