Governo federal quer que empresas privadas assumam cláusulas em negociação com Pfizer
Cláusulas desobrigam laboratório por eventuais efeitos colaterais do imunizante
![Governo federal quer que empresas privadas assumam cláusulas em negociação com Pfizer [Governo federal quer que empresas privadas assumam cláusulas em negociação com Pfizer ]](https://www.metro1.com.br/noticias/104112,governo-federal-quer-que-empresas-privadas-assumam-clausulas-em-negociacao-com-pfizer-3.jpg)
Por Gabriel Amorim no dia 01 de Março de 2021 ⋅ 15:02
O governo federal quer que as cláusulas e seguros exigidos pelos laboratórios Pfizer/Biontech para vender ao Brasil o imunizante contra Covid-19 sejam assumidas pelo setor privado. O desejo do governo é que o setor atue como uma ponte na compra de doses da vacina.
Uma reunião foi realizada ontem (28) para discutir a possibilidade. Estiveram no encontro o presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, e os ministros da Casa Civil, Saúde e Secretaria de Governo.
A reunião serviu para a apresentação de uma proposta onde o governo federal entraria com os recursos e a intenção de compra, uma vez que o laboratório prioriza a venda para governos. Já a negociação que envolve as cláusulas já criticadas por Bolsonaro, seria realizada por um consórcio de empresas privadas.
O consórcio das empresas serviria para formar um fundo capaz de assumir o ônus de cláusulas que determinam a isenção de responsabilidade do laboratório farmacêutico em caso de efeitos colaterais inesperados do imunizante.