Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Cidade

Governo federal quer que empresas privadas assumam cláusulas em negociação com Pfizer

Cláusulas desobrigam laboratório por eventuais efeitos colaterais do imunizante

Governo federal quer que empresas privadas assumam cláusulas em negociação com Pfizer

Foto: Reprodução

Por: Gabriel Amorim no dia 01 de março de 2021 às 15:02

O governo federal quer que as cláusulas e seguros exigidos pelos laboratórios Pfizer/Biontech para vender ao Brasil o imunizante contra Covid-19  sejam assumidas pelo setor privado. O desejo do governo é que o setor atue como uma ponte na compra de doses da vacina. 

Uma reunião foi realizada ontem (28) para discutir a possibilidade. Estiveram no encontro o presidente, Jair Bolsonaro (sem partido), os presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, e os ministros da Casa Civil, Saúde e Secretaria de Governo.

A reunião serviu para a apresentação de uma proposta onde o  governo federal entraria com os recursos e a intenção de compra, uma vez que o laboratório prioriza a venda para governos. Já a negociação que envolve as cláusulas já criticadas por Bolsonaro, seria realizada por um consórcio de empresas privadas.

O consórcio das empresas serviria para formar um fundo capaz de assumir o ônus de cláusulas que determinam a isenção de responsabilidade do laboratório farmacêutico em caso de efeitos colaterais inesperados do imunizante.