Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

"Academias precisam ser vistas como essenciais à saúde", diz presidente do Cref

Cidade

"Academias precisam ser vistas como essenciais à saúde", diz presidente do Cref

Presidente do Conselho Regional de Educação Física defende que academias ajudam a prevenir problemas de saúde, que se agravam na pandemia

"Academias precisam ser vistas como essenciais à saúde", diz presidente do Cref

Por: Kamille Martinho e André Uzêda no dia 13 de abril de 2021 às 14:26

Mesmo com os decretos municipais permitindo a reabertura das academais em Salvador e em muitas cidades do interior do estado, o Conselho Regional de Educação Física (Cref), seção Bahia, pede uma mudança no entendimento de como devem ser enquadrados estes estabelecimentos.

Para o presidente do Cref-BA, Rogério Moura, é positivo que as academais estejam abertas, mesmo com as restrições. Ele, porém, defende que os espaços são essencias para a saúde. "Você tem dúvidas que a atividade física faz bem para sa saúde? Ela ajuda na imunidade, ajuda na prevenção de doenças, combate o sendetarismo e previne de doenças que são letais", afirma. 

Moura aponta ainda que o atual secretário da Saúde do estado, Fábio Vilas-Boas, requisitou um fisioterapeuta para se recuperar dos efeitos da covid-19. O secretário esteve internado com a doença em fevereiro deste ano. "A atividade física é tão importante que ajuda nessa recuperação. Não podemos perder isso de vista", diz.

Nesta terça-feira (13), o governo da Bahia publicou um decreto no Diário Oficial autorizando o funcionamento de atividades e eventos com mais de 50 pessoas. No entanto, academais só podem funcionar com 50% da sua capacidade e algumas atividades estão proibidas, com as aulas coletivas