Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

“As escolas já estavam preparadas”, diz representante de grupo de escolas privadas

Cidade

“As escolas já estavam preparadas”, diz representante de grupo de escolas privadas

Grupo de Valorização da Educação (GVE) tem 68 escolas. 50 já voltaram a atividade

“As escolas já estavam preparadas”, diz representante de grupo de escolas privadas

Foto: Reprodução/Google Street View

Por: Gabriel Amorim no dia 05 de maio de 2021 às 14:07

A autorização para o retorno às aulas presenciais em Salvador foi reafirmado nesta quarta-feira (5) com a atualização do decreto estadual que estabelece os parâmetros da retomada. A nova redação prevê a necessidade de cinco dias consecutivos com as taxas de ocupação dos leitos de UTI em 75% Uma vez atingida a marca, uma variação de cinco pontos percentuais para mais ou para menos é tolerada sem significar um novo fechamento das instituições de ensino. 

Os novos parâmetros colocam Salvador como uma das cidades em que a volta está autorizada e as escolas comemoram. "Estávamos muito tranquilos, porque as escolas já estavam preparadas. Está na hora de voltarmos”, afirma Wilson Abdon, porta-voz do Grupo de Valorização da Educação (GVE) e diretor do Grupo Perfil de educação. O GVE reúne 62 escolas privadas de Salvador, das quais 50 já retomaram atividades presenciais. 

“Cada escola respeitou a visão de suas famílias, tem escola que voltou com aulas desde de segunda, escola que ainda está em fase de acolhimento, e escola que decidiu ainda não voltar e está esperando a próxima semana. Tem escola que já tem 90% dos alunos em atividade presencial e escola que só 15% optaram por voltar. Isso mostra diversidade e que as escolas estavam prontas para atender os mais diversos cenários”, diz Abdon.

O representante ainda explica que o GVE entrou em contato com todos os órgãos competentes antes do retorno às aulas. "Estávamos tranquilos do posicionamento, tínhamos consultado não só o nosso jurídico mas também prefeitura, conselho estadual. Entendemos a pressão que o conselho sofreu, mas não chegou ao nosso conhecimento nenhuma escola que tenha, de fato, recebido alguma notificação”, diz o diretor sobre uma possível cassação do alvará de funcionamento das instituições. 

Para os próximos dias é esperado que mais escolas comecem a retomar as atividades presenciais. “Que agora haja paz. É o momento de retornar. Os pais estão precisando, os alunos estão precisando. Estamos com números estabilizados na pandemia. Que a gente possa voltar seguindo todos os protocolos. Estamos preparados”, defende Abdon