Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Cidade

Lactantes sem comorbidades pedem inclusão em grupos prioritários da vacinação contra Covid

Grupo de Salvador divulgou carta aberta pedindo a revisão da estratégia atual, que prevê apenas a imunização de lactantes com comorbidades

Lactantes sem comorbidades pedem inclusão em grupos prioritários da vacinação contra Covid

Foto: Valter Pontes/Secom

Por: Metro1 no dia 08 de maio de 2021 às 17:54

Um grupo de mães de Salvador pede a inclusão de lactantes sem comorbidades no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19. Em uma carta aberta endereçada ao governador Rui Costa (PT), ao prefeito Bruno Reis (DEM), aos secretários de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e do município, Leo Prates, elas pedem a revisão da estratégia atual. Até o momento, gestantes e puérperas (com até 45 dias pós-parto) já podem se vacinar, mas apenas as lactantes com comorbidades estão aptas a receber os imunizantes.

"Estamos conscientes da limitação quantitativa de doses liberadas pelo Ministério da Saúde (MS) para os grupos prioritários na Bahia. Contudo, lamentamos a exclusão da previsão da inserção das lactantes na estratégia de imunização realizada pela Prefeitura de Salvador, dado o avanço da pandemia e o surgimento de novas variantes que ameaçam as nossas vidas e dos nossos bebês", diz um trecho da carta, divulgada no perfil do Instagram @lactantespelavacina.

Ainda segundo o texto, "pesquisas desenvolvidas ao longo do ano de 2020 comprovam que os anticorpos da mãe vacinada são transmitidos ao bebê através do leite materno sem riscos para o lactente". Elas defendem que essa seria uma estratégia de imunização "eficiente e econômica, além de estar associada a uma política pública de incentivo ao aleitamento materno".