Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quarta-feira, 24 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Aluna é diagnosticada com covid-19 e colégio mantém aulas presenciais

Cidade

Aluna é diagnosticada com covid-19 e colégio mantém aulas presenciais

Colégio Antônio Vieira explica que decisão segue nota da Anvisa, que indica que improbabilidade de transmissão considerando intervalo de dias entre aparição dos sintomas e contágio

Aluna é diagnosticada com covid-19 e colégio mantém aulas presenciais

Foto: Reprodução/Google Street View

Por: Adele Robichez no dia 13 de maio de 2021 às 09:38

Uma aluna do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Antônio Vieira foi diagnosticada na última terça-feira (11) com o coronavírus. Mesmo com a recomendação do estado, de que, em um caso como este, as aulas sejam suspensas durante duas semanas, a escola decidiu manter as atividades presenciais.

De acordo com uma nota do colégio, recebida pelo Metro1, a estudante participou das aulas presenciais na semana anterior ao diagnóstico e começou a apresentar os sintomas no domingo (9), por isso deixou de frequentar a escola a partir da última segunda-feira (10). O Vieira justificou a manutenção das aulas seguindo informações de uma nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que indica que pessoas infectadas com o vírus, com sintomas leves a moderados, podem transmiti-lo não mais que 10 dias após o início dos sintomas. Por conta disso, avaliou que não há riscos na continuidade das aulas.

“Ao consultar o Dr. Claudilson Bastos, infectologista que presta assessoria ao colégio, e a Nota Técnica GVIMS/GGTES/ANVISA Nº 04/2020, constatamos que, nesse caso específico, não há indícios de que a aluna possa ter transmitido a outros colegas e professores”, esclarece a assessoria. O colégio ainda reforça que além do intervalo de dias entre a aparição dos sintomas e o contágio, todos os trabalhadores e alunos fazem o uso de máscara e mantêm o distanciamento recomendado pelo protocolo estadual. “Sendo assim, as atividades presenciais seguem sem alteração para a turma”, conclui o comunicado. 

Nesta segunda-feira (10), outra aluna do colégio, do 8º ano do Ensino Fundamental, foi diagnosticada com o coronavírus. Segundo um aviso do colégio, enviado aos pais e responsáveis dos estudantes, ela esteve na escola na última quinta-feira (6). Em relação a este caso, as aulas presenciais das turmas do mesmo ano e turno, foram suspensas por 10 dias.

Sobre a diferença das medidas realizadas em relação aos dois casos, o colégio explica que eles são avaliados individualmente. "O Vieira não quis dizer que um assintomático não transmite, mas que, segundo as estratégias baseadas em sintomas da Anvisa e do infectologista, cada caso é observado de forma individual, o que ocorreu com a aluna referida", explica sobre manutenção das aulas das turmas do 5º ano.