Sábado, 31 de julho de 2021

Cidade

Operação da PF prende dois ex-prefeitos e afasta atual de Santa Cruz Cabrália

Ex-prefeitos José Robério e Cláudia Oliveira, de Eunápolis e Porto Seguro foram presos; Agnelo Santos foi afastado do cargo

Operação da PF prende dois ex-prefeitos e afasta atual de Santa Cruz Cabrália

Foto: Reprodução

Por: André Uzêda no dia 15 de junho de 2021 às 09:35

Uma operação da Polícia Federal prendeu seis pessoas na manhã desta terça-feira (15) nas cidades de Eunápolis, Porto Seguro, Vitória da Conquista e Salvador. Entre os detidos estão os ex-prefeitos José Robério e Cláudia Oliveira, de Eunápolis e Porto Seguro respectivamente. 

A operação, chamada de Fraternos e inicada em 2017, investiga uma organização criminosa responsável por fraudar e desviar cifras milionárias em licitações fraudulentas nas cidades de Porto Seguro, Eunápolis e Santa Cruz Cabrália. As fraudes teriam ocorrido entre os anos de 2008 a 2017. 

Ainda na operação foi determinado o afastamento do cargo do atual prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos (PSD). Também foi determinado o sequestro de bens e valores de cerca de 11 milhões de reais dos investigados.

Segundo nota da PF, "no curso da investigação ficou comprovado que o grupo se instalou inicialmente na Prefeitura de Eunápolis, expandindo-se nos anos seguintes para as prefeituras de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro". A Polícia Federal informa ainda que a organização criminosa criou mais de uma dezena de empresas de fachada em nome de parentes e simulou a disputa para vencer as licitações.

 

Operação da PF prende dois ex-prefeitos e afasta atual de Santa Cruz Cabrália - Metro 1