Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 16 de março de 2024

Cidade

CIB destaca faixa etária e fecha prioridade apenas para grávidas e profissionais de saúde

Distribuição de doses também muda segundo a decisão da Comissão

CIB destaca faixa etária e fecha prioridade apenas para grávidas e profissionais de saúde

Foto: André Carvalho / Smed Por

Por: Luciana Freire no dia 17 de junho de 2021 às 19:32

A Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância que reúne as secretarias da Saúde da Bahia, decidiu, nesta quinta (17), que a vacina contra Covid-19 vai ser aplicada no estado pelo critério de idade. As únicas exceções são as gestantes, puérperas e os trabalhadores da saúde, que podem entrar como grupos prioritários. 

Segundo apuração do Metro1, em Salvador, 80% das doses de imunizantes contra a doença serão destinadas à vacinação por idade, e 20% para as exceções, que também incluem trabalhadores da industria e jornalistas, por exemplo.

A distribuição de doses também muda segundo a decisão da CIB, o único critério será o da idade, não mais será levado em conta o percentual de vacinação da influenza de anos anteriores mais o quantitativo de pessoas em grupos prioritários.

“A decisão foi tomada em função de várias assimetrias identificadas na distribuição das vacinas, com alguns municípios já tendo imunizado, com a primeira dose, cerca de 80% da sua população alvo e outros com apenas 20%”, diz o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.