Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 19 de março de 2024

Cidade

Prefeitura e APLB fecham acordo para volta dos professores às escolas

Embora a Prefeitura tivesse liberado a retomada da Educação municipal há três meses, os professores só queriam retornar com a aplicação da 2ª dose da vacina

Prefeitura e APLB fecham acordo para volta dos professores às escolas

Foto: Bruno Concha / Secom PMS

Por: Metro1 no dia 02 de agosto de 2021 às 18:34

A Prefeitura e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia (APLB-BA) fecharam, nesta segunda-feira (2), um acordo para volta às aulas na rede municipal de Educação em Salvador.  Na decisão conjunta, ficou acertado que, entre os dias 9 e 20 de agosto, os professores estarão nas escolas cumprindo suas jornadas de trabalho e elaborando o planejamento pedagógico. 

A retomada das atividades em sala de aula ficou definida para acontecer a partir do dia 23.08. A reunião aconteceu no Palácio Thomé de Souza e contou com as presenças do prefeito Bruno Reis e do secretário municipal da Educação (Smed), Marcelo Oliveira, além de representantes da própria APLB.

Embora a Prefeitura tivesse liberado a retomada da Educação municipal há três meses, sob medidas para evitar a proliferação do coronavírus e de forma híbrida, com o ensino sendo feito de forma presencial e remota, a APLB impôs como principal condição para o retorno das atividades a vacinação completa (isto é, após a aplicação da segunda dose) de todos os trabalhadores da educação. O esquema de imunização da categoria teve início ainda em maio e foi concluído agora no final de julho, atendendo, portanto, à reivindicação.

“Temos pela frente o imenso desafio de recuperar esse tempo perdido por nossas crianças, pois, não apenas houve perda do tempo de aprendizado como também nos conteúdos que elas haviam conquistado de anos anteriores. O desafio é imenso para fazer essa recomposição”, disse o prefeito Bruno Reis.

A APLB considerou o acordo positivo.  “A negociação atendeu o pleito da categoria de retomada das aulas presenciais com as alunas e os alunos, no dia 23, precedida de acolhimento entre e equipe gestora, pedagógica e trabalhadores em educação. Vamos reunir a categoria para dar a devolutiva da negociação", declarou o presidente da entidade, Rui Oliveira.