Quinta-feira, 10 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Cesare La Rocca, fundador do Projeto Axé, morre aos 83 anos em Salvador

Cidade

Cesare La Rocca, fundador do Projeto Axé, morre aos 83 anos em Salvador

Ele estava internado no Hospital Santo Antonio, das Obras Sociais Irmã Dulce

Cesare La Rocca, fundador do Projeto Axé, morre aos 83 anos em Salvador

Foto: Projeto Axé

Por: Metro1 no dia 15 de setembro de 2021 às 18:42

*Atualizada 19h37

O Projeto Axé comunicou, por meio de nota, a morte de seu fundador, o italiano Cesare de Florio La Rocca, aos 83 anos. Ele estava internado no Hospital Santo Antonio, das Obras Sociais Irmã Dulce. A causa da morte não foi revelada e também não foram dadas informações sobre o sepultamento de Cesare, que morava em Salvador há mais de três décadas.

Cesare iniciou sua trajetória no Brasil no ano de 1969, chegando na Bahia no ano de 1990 para realizar sua missão de criação e fundação do Projeto Axé, que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social através da arte-educação na Bahia. A sede do Projeto Axé foi montada no Pelourinho, no Centro Histórico de Salvador, e por meio da Ong mais de 30 mil crianças e jovens carentes da Bahia tiveram acesso a ações educativas e culturais.

O projeto axé é reconhecido internacionalmente. Cesare já foi representante do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) no Brasil e também ajudou na elaboração do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que garante cidadania e direitos para este público.

Em 2015, ele Cesare recebeu, da Assembleia Legislativa da Bahia, o título de Cidadão Baiano, maior honraria da casa, concedida para pessoas que prestaram relevantes serviços no estado.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, lamentou a morte através de um post nas redes sociais. Ele escreveu que o amor de La Rocca pela Bahia "é representado por todas as milhares de crianças e jovens atendidas pelo Projeto Axé, ao longo de mais de três décadas".

O senador e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner, também comentou a perda nas redes sociais, e disse que Cesare era "italiano de alma baiana".