Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

MP denuncia quatro integrantes de esquema criminosos no Detran

Cidade

MP denuncia quatro integrantes de esquema criminosos no Detran

Funcionários teriam montado esquema de prestação de serviços de escapamentos de placas veiculares, com lavagem de dinheiro

MP denuncia quatro integrantes de esquema criminosos no Detran

Foto: Reprodução / Google Street View

Por: Metro1 no dia 22 de setembro de 2021 às 14:37

O Ministério Público Estadual denunciou, nesta terça-feira (21), quatro funcionários do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-Ba) suspeitos de integrarem uma associação criminosa e lavagem de dinheiro. Segundo o MP, eles teriam montado um esquema relacionado à prestação de serviços de escapamentos de placas veiculares.

A denúncia indica que a associação criminosa, composta pelos denunciados Adriano Muniz Decia, Catiucia de Souza Dias, Rafael Ângelo Eloi Decia e Ivan Carlos Castro do Carmo, surgiu para praticar crimes de cartel, falsidade ideológica, fraude em licitações e lavagem de capitais. É a terceira da Operação Cartel Forte, deflagrada no dia 10 de fevereiro de 2021, com coordenação do Gaeco. 

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), que coordena a operação, ainda afirmou que os créditos utilizados em operação financeira para remunerar as cotas dos empresários do cartel vinham de um elaborado mecanismo de lavagem de dinheiro. A estratégia utilizava um “stand” de eletrônicos situado na 25 de março, em São Paulo, onde foram movimentados mais de R$ 80 milhões em dois meses.