Quarta-feira, 29 de junho de 2022

Cidade

Drive-thru coleta ‘lixo eletrônico’ e outros materiais recicláveis no Jardim dos Namorados

Drive funciona de 08 às 20h e segue até esta sexta-feira (24)

Drive-thru coleta ‘lixo eletrônico’ e outros materiais recicláveis no Jardim dos Namorados

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 23 de setembro de 2021 às 19:35

Uma startup baiana que atua na área de soluções para reduzir o lixo das cidades realiza até esta sexta-feira (24), das 8h às 20h, um drive-thru no Jardim dos Namorados, na Pituba, para as pessoas entregarem materiais recicláveis, inclusive eletrônicos. A iniciativa tem o objetivo de estimular o descarte consciente na capital baiana.

Esta é a segunda edição do projeto e tem o objetivo de coletar duas toneladas de resíduos e com a venda gerar R$10 mil em renda para a cooperativa parceira Cooperaguary. A meta está próxima de ser alcançada, segundo a Startup Solos.

Com a temática “tudo se transforma, nada se desperdiça”, a ação ocorre em três frentes: com o drive-thru localizado na Av. Otávio Mangabeira, em frente ao Jardim dos Namorados, para coleta de plásticos, papel, papelão, óleo de cozinha, eletrônicos, eletrodomésticos, metais e vidro; um sistema de coleta porta a porta, nos estabelecimentos comerciais e residenciais que estão em raio de 1km do drive-thru.

Uma das sócias fundadora da Solos, Gabriela Tiemy, explica que no drive-thru, qualquer pessoa pode levar seus resíduos recicláveis, se atentando para alguns cuidados. “Tudo deve estar higienizado, sem sobras de comida ou líquidos”, orienta.

Gabriela complementa que o pós-consumo é uma das vertentes significativas para aumentar o volume do que é reciclado no Brasil, que infelizmente conta com taxas de reciclagem extremamente baixas (5%). “Por isso é fundamental que iniciativas como esta contem com a participação do cidadão, do setor privado e da gestão pública”, salienta.

O projeto da Solos é em parceria com a Braskem e conta com apoio da Prefeitura de Salvador.

 

Drive-thru coleta ‘lixo eletrônico’ e outros materiais recicláveis no Jardim dos Namorados - Metro 1