Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 25 de março de 2024

Cidade

Prefeitura e Sebrae firmam convênio para mapear startups em Salvador

Metade do investimento de R$ 300 mil será custeado pela prefeitura

Prefeitura e Sebrae firmam convênio para mapear startups em Salvador

Foto: Betto Jr/Secom

Por: Metro1 no dia 27 de setembro de 2021 às 10:47

A prefeitura de Salvador assinou, nesta segunda-feira (27), um convênio de cooperação técnica-financeira com o Sebrae. O objetivo da parceria é mapear e desenvolver o ecossistema de inovação e empreendedorismo na cidade. Os detalhes foram apresentados pelo prefeito Bruno Reis, em coletiva virtual.

Na prática, o levantamento servirá de base para novas políticas públicas e para destinação de recursos com intuito de impulsionar o mercado de empresas de tecnologia. A iniciativa também permitirá conhecer quais áreas da economia  têm startups mais fortes e quais necessitam de mais apoio para crescimento.

A iniciativa contará com investimento total de, aproximadamente, R$300 mil, sendo que 50% dos recursos serão destinados pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (Semit) e os demais, pelo Sebrae. Ambas as instituições coordenarão o mapeamento, a ser executado pela Fundação Certi, num prazo de conclusão de aproximadamente sete meses. 

“Com este convênio, iremos mapear e apoiar as startups com projeção local e nacional. Nosso desejo é de produzir soluções. Queremos ter uma cidade inteligente e inovadora e não há outro caminho que não seja o investimento nesse setor, que pode gerar milhares de empregos”, declarou Bruno Reis.

De acordo com levantamento realizado em 2019 pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), Salvador passou a ocupar o primeiro lugar entre as cidades do Norte/Nordeste e o oitavo do Brasil em número de startups ativas – atualmente há mais de 200 em atividade.   

Dois anos antes, em 2017, a capital baiana era apenas a 18ª colocada no ranking nacional, atrás de cidades como Manaus, Recife e Fortaleza, contabilizando à época 110 startups locais.