Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Outubro Rosa: Salvador convoca população trans para exames preventivos contra câncer

Cidade

Outubro Rosa: Salvador convoca população trans para exames preventivos contra câncer

Atendimento é oferecido em qualquer unidade de saúde da rede

Outubro Rosa: Salvador convoca população trans para exames preventivos contra câncer

Foto: Bruno Concha/Secom

Por: Metro1 no dia 18 de outubro de 2021 às 14:41

O Campo Temático de Saúde da População LGBT, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), fez um alerta, nesta segunda-feira (18), para os cuidados da população trans em relação à prevenção do câncer de mama e do colo de útero, parte da campanha do Outubro Rosa. A pasta lembra que tanto homens quanto mulheres trans e travestis devem realizar a mamografia recomendada para pessoas entre 50 e 69 anos.

O técnico de Saúde da População LGBT, Erik Abade, explica que, mesmo os homens trans que retiraram a mama devem consultar um profissional de saúde para avaliar a melhor forma de rastreio, já que nem sempre a retirada é total, especialmente na região das axilas. Já as mulheres trans e travestis que fazem hormonização com estrógeno têm o risco de câncer aumentado em comparação aos homens cis, após cinco a dez anos. Por isso, elas também precisam passar por avaliação médica para indicação do melhor procedimento.

Em relação ao câncer do colo do útero, homens trans devem fazer o exame citopatológico, chamado de Papanicolau. A recomendação do Instituto Nacional do Câncer é que qualquer pessoa que possua útero, independente da identidade de gênero e orientação sexual, que já tenha tido atividade sexual e esteja na faixa etária de 25 a 64 anos, faça o exame.

Unidades

O atendimento da população LGBTQIA+ é oferecido em qualquer unidade de saúde da rede. Deve ser procurada a unidade de referência do território onde reside – Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família – e, se houver a necessidade de encaminhamento, há a possibilidade do direcionamento para as unidades especializadas.

Durante todo o mês de outubro, o Hospital Municipal de Salvador (HMS), localizado em Boca da Mata, está oferecendo exames preventivos, como ultrassom mamária e transvaginal. Os procedimentos são realizados de segunda a sexta-feira, nos turnos da tarde e da manhã, no ambulatório e no setor de bioimagem. Para ter acesso, basta procurar um dos 154 postos da rede municipal, munido do documento de identificação com foto e cartão SUS, para avaliação médica e de enfermagem.

Além disso, 29 unidades estão envolvidas para intensificar a oferta de consultas, exames e orientações em combate aos cânceres de mama e do colo do útero. A lista de unidades pode ser conferida no site da SMS.