Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Mesmo após embargo da Sedur, invasores do Abaeté avançam com construções das casas

Cidade

Mesmo após embargo da Sedur, invasores do Abaeté avançam com construções das casas

Mesmo com os cortes de água e energia e embargos da Sedur, invasores não se intimidam

Mesmo após embargo da Sedur, invasores do Abaeté avançam com construções das casas

Foto: Montagem Foto leitor

Por: Rodrigo Meneses no dia 19 de outubro de 2021 às 17:30

Nas últimas duas edições (07 e 14/10), o Jornal da Metropole abordou o problema das construções irregulares na Área de Proteção Ambiental (Apa) de parques e dunas do Abaeté. A foto que ilustra a reportagem é de um dos imóveis irregulares com as paredes erguidas na área de dunas. O registro foi feito no dia 30 de setembro. Infelizmente, no último final de semana, os invasores avançaram nos trabalhos e construíram a laje.

O Metro1 procurou a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e o órgão informou que na última sexta-feira (15) realizou uma fiscalização no local “e verificou que as construções estão obedecendo ao embargo emitido pelo órgão”, diz trecho da nota. Conforme as fotos e o relato dos moradores, está comprovado que os invasores desafiam a lei e não temem as fiscalizações da Sedur.

As invasões ao final da Avenidas das Dunas e na Rua Afrânio Coutinho, em Itapuã, seguem com as obras a todo vapor, apesar de algumas medidas para tentar frear o crime ambiental. No dia 4 de outubro, foi realizada uma operação da Embasa e Coelba para cortar as ligações de água e energia. A Sedur informou que em setembro apreendeu materiais de construção e interditou a obra.

Conforme os moradores, basta os órgãos irem embora, para os trabalhos serem retomados. Em entrevista ao Jornal da Cidade no dia 7 de outubro, o vereador André Fraga (PV) informou que teve um conversa com o superintendente da Sedur e este prometeu adotar medidas mais rígidas, a exemplo da demolição das construções.

Questionada quando será essa demolição, a Sedur informou que “já está adotando as medidas fiscais cabíveis de acordo com o Código de Obras do Município (Lei 9281/2017) que estabelece que toda e qualquer obra, particular ou pública, só pode ser iniciada após licença ou autorização da prefeitura”, diz a nota.

Enquanto medidas efetivas não são adotadas, as construções avançam e o sentimento de impotência dos moradores só aumenta. “A gente tem medo porque já fomos ameaçados. Um deles já me interpelou e falou que sabe quem está fazendo as denúncias e disse que se acontecer alguma coisa não vai ser bom para ninguém”, conta um morador em anonimato.