
Cidade
PM diz que encontrou arma com entregador morto; jovem aparece rendido em vídeo
Moradores acusam guarnição de execução; capitão não soube explicar onde entregador teria escondido arma de fogo

Foto: Reprodução/Redes Sociais
Os últimos momentos de vida do entregador Ítalo Menezes de Almeida, 22 anos, foram filmados [veja vídeo abaixo]. O jovem aparece dentro de um mercadinho, onde tentava se esconder de policiais militares, na manhã de quinta-feira (4), no bairro de Santa Cruz - no Complexo do Nordeste de Amaralina, em Salvador. As imagens mostram Ítalo rendido e, ao que parece, implorando para não ser retirado dali. Mesmo assim, um dos policiais entra e retira o rapaz, que sai do local andando, sob gritos de moradores. Italo apareceu morto horas depois. Segundo a PM, uma arma foi encontrada com ele.
Moradores afirmam que os militares da 40ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Nordeste de Amaralina) o executaram no Parque da Cidade, localidade vizinha. Subcomandante da 40ª CIPM, capitão Thairone reafirmou, nesta sexta-feira (5) em entrevista à TV Bahia, que o jovem foi encontrado armado - mesmo que o vídeo mostre Ítalo sem camisas e rendido - e que foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE). As imagens, contudo, mostram que o jovem sai andando, mas o capitão Thairone demonstrou não saber dar explicações para além da versão de que "a polícia revidou à ação".
"A gente lamenta muito. Ação com resultado morte não é bom para ninguém, mas é uma situação recorrente. O que aconteceu é que a arma foi encontrada. se foi no chão, na região do mercadinho, nas vestes, apesar de ele aparecer sem camisa, não tenho essa informação. A arma foi encontrada e ele foi socorrido", disse o capitão, ao confirmar que um inquérito foi aberto na Corregedoria da PM sobre a situação, que aconteceu na localidade do Bariri, por volta das 11h20.
A situação é resultado, ainda de acordo com Thairone, de uma tentativa de fuga de cerca de oito homens. "Eles efetuam disparos e, a depender da situação em que eles se encontram, eles se mantêm disparando contra a guarnição. A guarnição se abrigou e respondeu. Italo foi alvejado no tórax e tentou se esconder no mercadinho". Nas palavras do capitão, o Nordeste "é resistente à atuação policial". Ele afirmou ainda que não é a primeira vez que “a população acusa a polícia".
Há menos de um mês, em 21 de outubro, uma outra ação da PM, desta vez no Calafate, na Cidade Baixa, também motivou a abertura de um inquérito policial. Imagens mostram os policiais atirarem várias vezes contra um homem rendido.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.