Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Com texto em espanhol, Unesco se pronuncia sobre venda do Arquivo Público da Bahia

Cidade

Com texto em espanhol, Unesco se pronuncia sobre venda do Arquivo Público da Bahia

Organização reforçou papel do poder público na manutenção do patrimônio do estado

Com texto em espanhol, Unesco se pronuncia sobre venda do Arquivo Público da Bahia

Foto: Carla Ornelas/GOVBA

Por: Adele Robichez no dia 17 de novembro de 2021 às 15:33

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) se pronunciou, nesta quarta-feira (17), sobre a venda do prédio que abriga o Arquivo Público da Bahia, em Salvador. O texto em espanhol assinado pela diretora do Programa da organização Memória do Mundo (MoW) na América Latina, Sandra Moresco, demonstrou preocupação com a situação dos “10 km de documentos” presentes no acervo baiano.

A organização afirmou que “tem o dever de chamar a atenção sobre a grave situação que enfrenta o Arquivo Público do Estado da Bahia”. Ela alertou que “a preservação do patrimônio documental e de seu acesso público, dever de todos para com todos, requer uma edificação em condições seguras”, entre outras coisas. “Sem essas condições, a Memória do Mundo é irremediavelmente destruída”, completou.

Após a repercussão negativa, o leilão do Apeb, na Baixa de Quintas, foi suspenso em decisão judicial. A medida também determinou que a Fundação Pedro Calmon, gestora da Apeb, apresente um plano de salvaguarda e remoção do acervo em um prazo de 60 dias. O leilão tinha como objetivo quitar dívidas da empresa de turismo Bahiatursa, liquidada em 2014.

Ciente, a Unesco reforçou o papel do poder público na manutenção do patrimônio da Bahia. “Esperamos que as autoridades correspondentes abordem com urgência esta situação, dando-lhe a melhor solução ao perigo iminente, garantindo um arquivo forte, com condições reais para enfrentar o desafio de preservar e dar acesso a tão importantes acervos”, finalizou.