Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Ministério da Saúde culpa município por falha em aplicativo federal; baiano teme perder viagem

Cidade

Ministério da Saúde culpa município por falha em aplicativo federal; baiano teme perder viagem

Por falha no ConecteSUS, menino não tem o comprovante vacinal em inglês, requisito para entrada no Canadá, destino do jovem com viagem marcada para terça-feira (7)

Ministério da Saúde culpa município por falha em aplicativo federal; baiano teme perder viagem

Foto: Reprodução

Por: Maria Clara Andrade no dia 06 de dezembro de 2021 às 12:42

Um dia antes de embarcar o filho rumo ao Canadá, Ney Pedra teme que o menino tenha sua entrada barrada no país. O motivo? A situação vacinal dele não foi atualizada no aplicativo ConecteSUS, de responsabilidade do Ministério da Saúde. No app, nenhuma das duas doses que Ícaro Pedra, de 14 anos, tomou, está registrada.

Procurada desde a última sexta-feira (3), o Metro1 só conseguiu contato com o Ministério da Saúde na manhã desta segunda (6). A Saúde afirmou que não tem controle sobre o cadastro de pessoas no app. "A Pasta orienta ao cidadão que não tiver seu registro disponível no aplicativo em até 10 dias após a data da sua vacinação, procurar o local de vacinação ou Secretaria de Saúde Estadual ou Municipal de Saúde, de sua região, para solicitar o registro e envio de seus dados à RNDS.", foi a única recomendação dada pelo ministério.

Em Salvador, Ney Pedra já havia tentado todos esses caminhos. Ligou para a Ouvidoria da Prefeitura e nada. No sistema municipal e estadual, as duas doses do seu filho aparecem de forma correta. A primeira tomada em setembro e a segunda, em novembro. "É essa alimentação do sistema do Ministério da Saúde que não aconteceu", considera.

O motivo da importância do app ConecteSUS para uma viagem internacional é que, apenas por ele, é possível ter acesso ao comprovante de vacinação em língua estrangeira. Às vésperas da viagem, Ney cruza os dedos para que a viagem dê certo. Usou o documento da prefeitura, em que consta as duas doses do filho, e pagou por uma tradução juramentada - que dá existência legal a um documento emitido em outra língua, mas não o substitui.

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde ainda não deu retorno sobre a acusação de responsabilidade feita pelo Ministério da Saúde ao município.