Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

“Não há como oferecer uma estrutura maior”, diz Bruno Reis sobre queixas de novos testes para Covid

Cidade

“Não há como oferecer uma estrutura maior”, diz Bruno Reis sobre queixas de novos testes para Covid

Pacientes estão indo aos postos de saúde com sintomas e saindo de lá sem realizar o teste de Covid-19

“Não há como oferecer uma estrutura maior”, diz Bruno Reis sobre queixas de novos testes para Covid

Foto: Max Haack / Secom PMS

Por: Maria Clara Andrade no dia 10 de janeiro de 2022 às 11:39

"Eu desafio encontrar uma prefeitura com tantos pontos de testagens como Salvador", disse Bruno Reis em coletiva à imprensa nesta segunda-feira (10). Porém, casos de pessoas com sintomas que estão com dificuldade em realizar o exame estão sendo frequentes.

O  estudante Matheus Vilas, 22, recebeu o diagnóstico positivo para a Covid-19 na manhã desta segunda. Com sintomas desde a quarta-feira passada (5), ele demorou cinco dias para conseguir realizar a testagem em um dos postos de saúde de Salvador.

Na última sexta-feira (7), com febre e tosse, ele se deslocou de sua casa em Pau da Lima para a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Canabrava. Lá, Matheus procurou por um teste de Covid-19, mas recebeu como resposta que a funcionária que realizava a testagem estava afastada - também diagnosticada com a doença - e não havia ninguém para fazer o exame na unidade.

Além disso, lhe foi dito que também era necessário uma requisição médica para fazer o exame. "Eu fiquei na UBS para fazer o atendimento, pegar a prescrição e depois fui tentar fazer o teste em outro posto de saúde", conta. Saindo de lá, Matheus foi para a UBS de Castelo Branco e também não conseguiu fazer o exame.

"Eles só tinham 10 testes e faziam tudo pela manhã. Cada UBS faz em um horário, e ainda o telefone não funciona, tento ligar e sempre dá que não existe", relata o estudante, que diz não encontrar informações de horário de testagem online também.

Durante a coletiva, o prefeito Bruno Reis, e o secretário municipal de Saúde, Leo Prates, negaram a possibilidade de melhorar a estrutura de testagem em Salvador. “Não há como oferecer uma estrutura maior do que a que nós oferecemos”, disse o prefeito.

Bruno Reis pediu compreensão com os profissionais de saúde. Segundo ele, durante a testagem no ponto itinerante do Bonfim, foram realizados 110 testes apenas pela manhã. No entanto, as pessoas teriam se queixado pelos profissionais terem saído para almoçar.

O secretário Leo Prates também falou sobre a dificuldade da gestão de pessoas nesse momento da pandemia. De acordo com Leo, cerca de 2.200 profissionais de saúde estão afastados por licença médica, um número nunca antes visto. "Estão afastados não por que querem, mas porque não suportam mais", disse o secretário.

Salvador possui atualmente 50 postos com testes rápidos de Covid-19. Apesar do crescimento em número de infectados, Bruno Reis comemorou que esse número não se reflete em novas internações. Segundo dados apresentados durante a coletiva, moradores do interior da Bahia ocupam mais de 70% dos leitos voltados para a Covid em Salvador.