Quarta-feira, 09 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Servidores da prefeitura de Salvador podem dar entrada na aposentadoria pela internet

Cidade

Servidores da prefeitura de Salvador podem dar entrada na aposentadoria pela internet

Também possível fazer a solicitação por meio da secretaria onde o servidor trabalha

Servidores da prefeitura de Salvador podem dar entrada na aposentadoria pela internet

Foto: Divulgação

Por: Metro1 no dia 18 de janeiro de 2022 às 08:47

Os servidores da prefeitura de Salvador divulgaram um guia para orientar o servidor que pretende dar entrada na aposentadoria em 2022. Conforme o Fundo Municipal de Previdência do Servidor (Fumpres), o processo é dividido em tapas que devem ser seguidas passo a passo.

O primeiro a fazer é reunir os documentos de identificação e comparecer até o Setor de Gestão de Pessoas (Segep) ou o Setor de Atendimento ao Público (Seate) do órgão onde atua para iniciar o processo de abertura da aposentadoria. Também é possível realizar um requerimento diretamente no portal do segurado, por meio do site.

Após a abertura do processo, o servidor deve comparecer em um prazo de até 30 dias ao Segep/Seate da unidade onde trabalha para apresentação dos documentos.

Por fim, o processo é encaminhado à Diretoria de Previdência para análise. Se a aprovação for publicada no Diário Oficial do Município (DOM), o segurado estará aposentado.

Veja lista de documentos necessários

  • É preciso ter o documento de identificação com foto, no prazo de validade e com o registro do CPF
  • Certidão de casamento e/ou nascimento, com emissão de até seis meses ou escritura pública ou sentença de reconhecimento de união estável
  • Comprovante de residência com emissão de até 90 dias
  • Declaração de bens ou de Imposto de Renda (IR) com recibo de entrega – em caso de isenção, o solicitante deverá apresentar uma declaração.
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) caso tenha ingressado como contratado celetista na Prefeitura e feito a opção pelo regime jurídico único, ou declaração de ausência, ou extravio/perda da CTPS
  • Certidão de benefícios junto ao INSS com emissão de até 30 dias
  • Carta de concessão ao benefício para o servidor que possua benefício de aposentadoria ao INSS
  • Certidão de benefícios junto ao Estado da Bahia com emissão de até 30 dias.
  • Extrato previdenciário — CNIS com emissão de até 30 dia
  • Certidão de tempo de contribuição do INSS
  • Certidão de tempo de contribuição de outros órgãos.