Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Salvador dispensa autorização de pais para vacinar crianças, mas insiste em cópias de documentos

Cidade

Salvador dispensa autorização de pais para vacinar crianças, mas insiste em cópias de documentos

Informação foi reveleada pelo Ministério Público da Bahia, que havia solicitado à SMS que prestasse informações sobre necessidade de exigências

Salvador dispensa autorização de pais para vacinar crianças, mas insiste em cópias de documentos

Foto: Betto Jr/Secom

Por: Metro1 no dia 28 de janeiro de 2022 às 17:28

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Salvador não mais cobrará mais o Termo de Assentimento dos pais que levarem os seus filhos para a aplicação da vacina contra a Covid-19. A informação foi reveleada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA), que, nesta quinta-feira (27), havia solicitado à SMS que prestasse informações sobre a necessidade da exigência de documentos nos moldes atualmente praticados.

Na solicitação, os promotores de Justiça do MP-BA registraram que a prática poderia dificultar a operacionalização da campanha de imunização infantil e, consequentemente, o seu avanço em Salvador.

Na resposta apresentada ao MP, a SMS afirmou que, a partir de agora, não será cobrado o Termo quando um dos pais se fizer presente no posto de vacinação. Apesar disso, a secretaria informou que continuará exigindo a apresentação das cópias dos documentos de identificação com foto da criança e do responsável presente, além dos originais. No caso da ausência dos pais, explica a pasta, o Termo de Assentimento devidamente assinado por um deles deverá ser apresentado, com as documentações originais e cópias destas.

A solicitação dos promotores de Justiça Carlos Martheo Guanaes, Patrícia Medrado, Frank Ferrari, Rita Tourinho e Rogério Queiroz considerou inadequado para o avanço da imunização das crianças a abundância de documentos solicitados na ação.

Com a mesma avaliação, a Defensoria Pública União (DPU) e a Defensoria Pública do Estado da Bahia pediram, no dia 18 de janeiro, esclarecimentos da Prefeitura de Salvador e da SMS sobre a exigência de apresentação de cópia de documentos pessoais da criança e do responsável como condição para a imunização do público infantil contra a Covid-19. O Metro1 abordou o problema em uma matéria publicada na véspera do comunicado.