Sábado, 03 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Moradores se queixam de água 'mês sim e mês não' em bairros periféricos de Salvador

Cidade

Moradores se queixam de água 'mês sim e mês não' em bairros periféricos de Salvador

O Metro1 procurou a Embasa desde o início da manhã desta terça-feira (15). No entanto, apesar de ter conseguido contato, a empresa não respondeu aos questionamentos da reportagem

Moradores se queixam de água 'mês sim e mês não' em bairros periféricos de Salvador

Foto: Reprodução Google Street View

Por: Maria Clara Andrade no dia 15 de fevereiro de 2022 às 10:37

Um relato tem sido recorrente entre moradores de Salvador, especialmente em bairros não centrais ou áreas menos valorizadas da cidade. Vira e mexe, falta água nas casas. Na Rua Almirante Barroso, no bairro da Vila Ruy Barbosa, a sensação que fica aos moradores é de que a água só cai "mês sim, mês não".

Em dezembro de 2021, o Metro1 noticiou uma instabilidade no fornecimento de água por parte da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), por cerca de 20 dias. Segundo Marijane das Virgens, moradora da Almirante Barroso, a água voltou ainda em dezembro. Mas em janeiro tornou a faltar.

"Novembro para dezembro ficou sem água e dezembro voltou. Já vai fazer um mềs de novo que tá sem água", conta.

Para não dizer que os moradores estão completamente sem água, de madrugada um pouco cai das torneiras. “Eu acordo de madrugada para encher balde, lavar roupa e não deixar a casa suja. E vou trabalhar de manhã cedo”, relata Marijane, que sai cedo de casa para vender salgados. Mesmo com a água não chegando, a conta com a Embasa, no entanto, está em dia.

Marijane conta que ela e outros moradores ligam quase que diariamente para Embasa em busca de uma solução. “Eu tenho todos os protocolos. Eles falam que vão mandar o rapaz vir olhar. [A gente] espera, espera e não vem nada”, diz. O relato é exatamente o mesmo feito por outra moradora do bairro, em dezembro passado.

O Metro1 procurou a Embasa desde o início da manhã desta terça-feira (15). No entanto, apesar de ter conseguido contato, a empresa não respondeu aos questionamentos da reportagem.

A situação se agrava por ser rotineira. A falta d’água não é uma exclusividade dos moradores da Vila Ruy Barbosa, diversos outros bairros de Salvador sofrem com a inconstância no abastecimento. No Santo Antônio Além do Carmo, localidade inclusive turística da cidade, moradores relataram nas redes sociais estarem há cerca de 5 dias sofrendo com a falta de água. Mais uma vez, não há resposta por parte da Embasa.