Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 23 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Parque Pedra de Xangô é inaugurado em solenidade em Cajazeiras X

Cidade

Parque Pedra de Xangô é inaugurado em solenidade em Cajazeiras X

A solenidade de inauguração ocorreu no mesmo dia em que se completa cinco anos de tombamento da Pedra de Xangô, monumento lítico, que é um Patrimônio Cultural da Cidade

Parque Pedra de Xangô é inaugurado em solenidade em Cajazeiras X

Foto: Valter Pontes / Secom

Por: Metro1 no dia 04 de maio de 2022 às 12:28

Foi inaugurado, nesta quarta-feira (4), o Parque Pedra de Xangô, inserido na poligonal da Área de Proteção Ambiental (APA) Vale da Avenida Assis Valente, em Cajazeiras X. O parque será um novo espaço de lazer, integração à natureza e, principalmente, que reverencia duas fortes características do local: a história e a religiosidade.

A solenidade de inauguração ocorreu no mesmo dia em que se completa cinco anos de tombamento da Pedra de Xangô, monumento lítico, que é um Patrimônio Cultural da Cidade. O prefeito Bruno Reis, gestores municipais e representantes de entidades de matriz africana estiveram presentes na cerimônia.

O prefeito ressaltou que o parque é o primeiro em todo o país que faz referência a um orixá. “Isso só poderia acontecer na primeira capital do Brasil, um lugar com um pluralismo religioso. Com o parque, o tombamento da Pedra fica ainda mais assegurado. O povo de santo precisava de um lugar para suas obrigações, celebrações e demais atividades", afirmou Bruno Reis.

O Parque teve um investimento de quase R$ 8 milhões e, segundo a prefeitura de Salvador, além da força histórica, cultural e religiosa, o local será voltado para a conservação ambiental e desenvolvimento social participativo. 

A Pedra de Xangô foi tombada em maio de 2017 como patrimônio cultural do município. “O monumento é importante pela questão religiosa e também pela questão histórica, já que aqui foi um quilombo e local de culto. Sendo assim, a construção deste parque também faz parte da salvaguarda. Além do primeiro espaço de lazer, também é um novo marco identitário da região de Cajazeiras”, avaliou o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro. 

Gestão do parque – De acordo com a secretária de Sustentabilidade e Resiliência (Secis), Marcelle Morais, já está em andamento a criação do conselho gestor do Parque Pedra de Xangô, sob a coordenação da pasta, com a proposta de trazer melhorias para a preservação do meio ambiente e demandas das religiões de matriz africana. Durante a obra, foi formado um grupo de trabalho, com representantes do poder público e da sociedade civil, para discussão e acompanhamento das intervenções. 

“Aqui devem ser realizados diversos eventos de religiões de matriz africana, contemplando a diversidade existente em Salvador. Além disso, também vamos fazer novos plantios de mudas de árvores nativas de Mata Atlântica, aumentando assim o quantitativo preservado nesta área”, completou Marcelle.