Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Aluna da Ucsal denuncia caso de assédio em banheiro do campus de Pituaçu

Cidade

Aluna da Ucsal denuncia caso de assédio em banheiro do campus de Pituaçu

Estudante conta que, enquanto usava o sanitário, homem tentou usar um celular para filmá-la

Aluna da Ucsal denuncia caso de assédio em banheiro do campus de Pituaçu

Foto: Metropress

Por: Gabriel Amorim no dia 05 de maio de 2022 às 09:43

*Atualizada às 10h54

Alunos da Universidade Católica de Salvador (Ucsal) denunciaram um caso de assédio ocorrido no Campus Pituaçu da instituição. O caso foi divulgado nas redes sociais pelo Centro Acadêmico Maria Felipa (Camaf) na noite da última quarta-feira (4). Segundo o relato, que tem circulado em grupos de mensagens dos alunos da universidade, o assédio aconteceu em um dos banheiros.

A vítima, uma aluna da instituição, relatou que “enquanto usava o sanitário, foi surpreendida por uma pessoa que a filmava ou a fotografava pela janela”. Segundo o post da representação estudantil, o  caso relatado já foi encaminhado para a Coordenação que teria se comprometido a “a vedar as janelas”. O centro acadêmico ainda usou o post para cobrar a instituição. “Cobramos uma postura proativa da UCSAL e salientamos que estaremos à disposição para apoiar os e as estudantes diante desse e de outros acontecimentos”, diz o texto.

Os alunos, no entanto, reclamam da falta de posicionamento público da universidade sobre o caso. A universidade afirmou que o caso está sendo acompanhado pela coordenação do curso, administração do campus e Reitoria da Universidade. Afirnou, ainda, ter oferecido "imediatamente acolhimento e apoio psicológico e social para a aluna" e disse que "está realizando a apuração do ocorrido para as medidas cabíveis".

Sobre a promessa de vedar as janelas, os trabalhos já foram iniciados, segundo informou a nota enviada ao Metro1 pela assessoria da Ucsal. 

"A administração do campus já iniciou também os travamentos de todos os basculantes dos sanitários do campus para evitar que ocorram situações semelhantes. Lamentamos profundamente o ocorrido e estamos realizando os encaminhamentos de escuta e formalização de um processo interno e administrativo", finaliza o texto.