
Cidade
Peixes são encontrados mortos no Dique do Tororó e Inema investiga causas
Inema envia equipe para analisar água após imagens circularem nas redes sociais

Foto: Reprodução/TV Bahia
Uma grande quantidade de peixes foi encontrada morta nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (19) no Dique do Tororó, um dos principais cartões-postais de Salvador. Os animais boiavam em diversos pontos da lagoa, chamando a atenção de moradores, comerciantes e de quem passava pelo local.
O forte odor de peixe em decomposição podia ser sentido a metros de distância do espelho d’água, evidenciando a dimensão do problema. Imagens do cenário circularam rapidamente nas redes sociais e geraram preocupação sobre as condições ambientais do Dique.
Em nota, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), responsável pela manutenção do espaço, informou que os dois aerogeradores instalados no Dique estão em pleno funcionamento. Segundo a empresa, os equipamentos são responsáveis pela oxigenação da água para a manutenção da vida aquática, mas o monitoramento da qualidade da água não é de sua atribuição.
Após a repercussão do caso, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) informou que tomou conhecimento da ocorrência ainda pela manhã e enviou uma equipe técnica ao local. O objetivo é realizar o monitoramento da água, especialmente dos níveis de oxigênio dissolvido, fator diretamente relacionado à mortandade de peixes.
De acordo com o Inema, o resultado das análises deve ser concluído e divulgado até o fim da tarde. O órgão esclareceu ainda que a Conder é responsável pela manutenção do espaço físico, incluindo o solo e a conservação das esculturas dos Orixás instaladas no Dique, e afirmou que seguirá acompanhando a situação e informando a população sobre os desdobramentos.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

