Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 19 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Governo da Bahia avança em obras da Estação Campo Grande do metrô

Cidade

Governo da Bahia avança em obras da Estação Campo Grande do metrô

Jerônimo assina decretos de desapropriação e indica saída da estação na área do camarote da Câmara

Governo da Bahia avança em obras da Estação Campo Grande do metrô

Foto: Divulgação/CCR Metrô Bahia

Por: Metro1 no dia 19 de dezembro de 2025 às 12:31

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) deu o primeiro passo para o início das obras da Estação Campo Grande do metrô de Salvador ao assinar três decretos que declaram de utilidade pública, para fins de desapropriação, terrenos na região, nesta quinta-feira (18). Ao todo, serão desapropriados mais de 6 mil m² no Largo do Campo Grande e na Avenida Santa Rita, no Vale do Canela. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).

A obra faz parte da expansão da Linha 1, o chamado Tramo IV, que ficará sob responsabilidade do Consórcio Expresso 2 de Julho. O contrato está estimado em R$ 1,1 bilhão.

Durante coletiva na manhã desta sexta-feira (19), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, que apadrinha a intervenção, anunciou o prazo para o início das atividades para a chegada do modal no local. "Vamos a 40 km de metrô agora no início do ano, em janeiro e fevereiro começam efetivamente as obras para o metrô chegar no Campo Grande", contou Rui. 

Em entrevista à Rádio Metropole, Jerônimo antecipou que uma das possibilidades estudadas é que a saída da nova estação fique na área onde funciona, durante o Carnaval, o camarote da Câmara Municipal de Salvador, no início do Circuito Dodô. Segundo ele, a definição do local exige cautela por causa do subsolo da região central.

“Nós conversamos com o prefeito a possibilidade de jogar um pouco mais naquela área mais morta, onde mais ou menos ali fica o camarote da Câmara de Vereadores que ali é uma região mais morta”, afirmou.

De acordo com o governador, a licitação está na fase final de análise das propostas e prevê que a empresa vencedora conclua o projeto executivo da obra, que contará com recursos do governo federal.