Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Dia do Orgulho: Defensoria da Bahia lança cartilha com 14 direitos das pessoas LGBTs

Cidade

Dia do Orgulho: Defensoria da Bahia lança cartilha com 14 direitos das pessoas LGBTs

Órgão explica que documento poderá ser utilizado por população para reivindicar garantias legais

Dia do Orgulho: Defensoria da Bahia lança cartilha com 14 direitos das pessoas LGBTs

Foto: Divulgação/DPE-BA

Por: Metro1 no dia 27 de junho de 2022 às 14:45

Os direitos adquiridos pela comunidade LGBT foram compilados e atualizados pela Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA) em uma cartilha que será lançada nesta terça-feira (28) -- Dia do Orgulho LGBT. O órgão explica que são instrumentos legais necessários para o combate à discriminação e demais violências a essa parcela da população.

A DPE-BA esclarece que a publicação servirá para a educação em direitos ao mesmo tempo em que fornece às pessoas LGBT um documento que pode ser utilizado para reivindicar as suas garantias legais. A cartilha reúne os 14 direitos adquiridos nos últimos 17 anos e perpassa garantias ligadas ao uso do nome social, adequação de nome e gênero, casamento, direitos previdenciários, adoção e outros.

“No geral, as pessoas têm pouco conhecimento sobre seus direitos, por isso é importante essa atuação da Defensoria de produzir materiais educativos para os segmentos vulnerabilizados”, explica a defensora pública.

Para o lançamento da nova edição da cartilha, a Defensoria preparou um momento de diálogo com as pessoas LGBTs acolhidas no Abrigo Casa das Pérolas.

De acordo com a última edição do Relatório do Observatório de Mortes e Violências contra LGBTQIA+, o Brasil é, pelo quarto ano consecutivo, o país que mais mata pessoas LGBTQIA+ no mundo. 

 

SERVIÇO

O QUE: Lançamento “Direitos LBGT: nenhum direito a menos”
ONDE: Abrigo Casa das Pérolas, Fazenda Coutos
QUANDO: 28 de junho, 14h