Sexta-feira, 23 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Após 30 anos de atuação, centro contra abuso de drogas deve ser desalojado em 60 dias

Cidade

Após 30 anos de atuação, centro contra abuso de drogas deve ser desalojado em 60 dias

Uma manifestação de colaboradores do Cetad será realizada nesta quarta-feira (13), às 13h, no estacionamento do prédio onde funciona

Após 30 anos de atuação, centro contra abuso de drogas deve ser desalojado em 60 dias

Foto: Reprodução Google Street View

Por: Maria Clara Andrade no dia 13 de julho de 2022 às 10:40

Às pressas, o Centro de Estudos e Terapia de Abuso de Drogas (Cetad) pode ter que deixar o espaço onde atua no bairro do Canela há mais de 30 anos. Isso porque um edital para leilão do imóvel para a iniciativa privada foi publicado em 23 de junho, sem prévio aviso à coordenação do centro, referência em tratamento de assistência a usuários de álcool e drogas. 

Publicado pelo governo do estado, o edital prevê a realização do leilão no dia 27 deste mês. Após definido o vencedor, o Cetad precisará desocupar a instalação no prazo de 60 dias. "O Cetad, enquanto programa da Ufba, que tem essa parceria técnico-científica com a Sesab (Secretaria de Saúde da Bahia) e com a Secretaria Municipal de Saúde, em nenhum momento fomos informados que teríamos um tempo tão curto para deixar o espaço", se queixa George Soares, coordenador-geral do centro. 

O Cetad funciona no mesmo prédio que o Centro de Saúde do Trabalhador (Cesat), na Rua Pedro Lessa, no bairro do Canela. Soares afirma, no entanto, que o segundo já tinha conhecimento do possível desalojamento.  

Para o coordenador, apesar de rumores de uma possível desocupação do imóvel já rondar pelos corredores há alguns anos, a surpresa foi ainda maior, visto que no final do ano de 2021, o governo do estado aprovou uma reforma da área onde atuava o Cetad. "Se já estava no projeto do governo do estado leiloar o imóvel, por que a autorização de uma reforma tão cara?", questiona. 

Criado há 37 anos pelo professor Antônio Nery, o Cetad foi um dos primeiros centros voltados à assistência a usuários de substâncias psicoativas do país. O coordenador George Soares lamenta ainda ter que "lutar pela sobrevivência desse serviço". 

Uma manifestação de colaboradores do Cetad será realizada nesta quarta-feira (13), às 13h, no estacionamento do prédio onde funciona. O Cetad é uma extensão permanente do Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Entre os serviços prestados, estão o acolhimento e tratamento psicoterápico a usuários de substâncias psicoativas lícitas ilícitas.  Para o funcionamento, a unidade recebe apoio da Prefeitura de Salvador e do Governo do Estado da Bahia.