
Cidade
Após 30 anos de atuação, centro contra abuso de drogas deve ser desalojado em 60 dias
Uma manifestação de colaboradores do Cetad será realizada nesta quarta-feira (13), às 13h, no estacionamento do prédio onde funciona

Foto: Reprodução Google Street View
Às pressas, o Centro de Estudos e Terapia de Abuso de Drogas (Cetad) pode ter que deixar o espaço onde atua no bairro do Canela há mais de 30 anos. Isso porque um edital para leilão do imóvel para a iniciativa privada foi publicado em 23 de junho, sem prévio aviso à coordenação do centro, referência em tratamento de assistência a usuários de álcool e drogas.
Publicado pelo governo do estado, o edital prevê a realização do leilão no dia 27 deste mês. Após definido o vencedor, o Cetad precisará desocupar a instalação no prazo de 60 dias. "O Cetad, enquanto programa da Ufba, que tem essa parceria técnico-científica com a Sesab (Secretaria de Saúde da Bahia) e com a Secretaria Municipal de Saúde, em nenhum momento fomos informados que teríamos um tempo tão curto para deixar o espaço", se queixa George Soares, coordenador-geral do centro.
O Cetad funciona no mesmo prédio que o Centro de Saúde do Trabalhador (Cesat), na Rua Pedro Lessa, no bairro do Canela. Soares afirma, no entanto, que o segundo já tinha conhecimento do possível desalojamento.
Para o coordenador, apesar de rumores de uma possível desocupação do imóvel já rondar pelos corredores há alguns anos, a surpresa foi ainda maior, visto que no final do ano de 2021, o governo do estado aprovou uma reforma da área onde atuava o Cetad. "Se já estava no projeto do governo do estado leiloar o imóvel, por que a autorização de uma reforma tão cara?", questiona.
Criado há 37 anos pelo professor Antônio Nery, o Cetad foi um dos primeiros centros voltados à assistência a usuários de substâncias psicoativas do país. O coordenador George Soares lamenta ainda ter que "lutar pela sobrevivência desse serviço".
Uma manifestação de colaboradores do Cetad será realizada nesta quarta-feira (13), às 13h, no estacionamento do prédio onde funciona. O Cetad é uma extensão permanente do Departamento de Patologia e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Entre os serviços prestados, estão o acolhimento e tratamento psicoterápico a usuários de substâncias psicoativas lícitas ilícitas. Para o funcionamento, a unidade recebe apoio da Prefeitura de Salvador e do Governo do Estado da Bahia.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.