Sábado, 24 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Após ser interditada, Igreja no Garcia pede doações para obras de restauração

Cidade

Após ser interditada, Igreja no Garcia pede doações para obras de restauração

Templo está interditado desde 16 de maio por ordem da Defesa Civil; comunidade pede doações para reabrir espaço

Após ser interditada, Igreja no Garcia pede doações para obras de restauração

Foto: Arquidiocese de São Salvador na Bahia

Por: Metro1 no dia 23 de maio de 2025 às 15:37

Atualizado: no dia 23 de maio de 2025 às 15:49

A Capela Sagrada Família, localizada no bairro do Garcia, em Salvador, está com as portas fechadas desde o dia 16 de maio, por determinação da Defesa Civil de Salvador (Codesal), que identificou problemas estruturais no telhado. Para viabilizar a reabertura do templo, a comunidade lançou a campanha “Juntos pela Capela: reconstruir o telhado, reunir os fiéis”, com objetivo de arrecadar recursos para a reforma.

“Há casas que guardam mais que pessoas. Guardam histórias. Guardam fé”, afirma o material de divulgação. A capela integra o Complexo da Cúria Metropolitana Bom Pastor, sede das atividades do arcebispo de Salvador.

Segundo a Arquidiocese, o templo foi palco de momentos importantes da vida dos fiéis. “A comunidade clama por ajuda para devolver proteção e vida ao templo que, por tanto tempo, acolheu celebrações, batizados, casamentos, crismas e momentos marcantes de oração e consolo”, diz a nota. 

A doação faz parte da história da capela, que teve origem em 1865, quando o terreno foi cedido pelo Conde Pereira Marinho às Irmãs do Bom Pastor, com o propósito de construir uma escola. Mais tarde, as Irmãs de Santa Dorotéia assumiram o local e, com o apoio das famílias do bairro, levantaram os recursos para erguer a capela.

Patrimônio em alerta

O fechamento do templo ocorre em meio ao reforço nas vistorias em igrejas de Salvador, após o desabamento do teto da Igreja de São Francisco de Assis, no Pelourinho, que resultou na morte de uma turista de 26 anos. Em fevereiro, seis templos e dois imóveis residenciais foram interditados após análise da Codesal e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Entre os templos interditados estão: Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, Igreja e Convento dos Perdões, Igreja de São Bento, Igreja dos Quinze Mistérios, Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem e Igreja de São Miguel.

Como doar: 

  • PIX: sec.capela@arquidiocesesalvador.org.br
  • Depósito bancário: Banco Bradesco Agência: 3072-4 | Conta Corrente: 78930-5
  • Em espécie, diretamente na secretaria paroquial, durante o horário de expediente.
  • Para mais informações, o interessado em colaborar pode entrar em contato através do e-mail: sec.capela@arquidiocesesalvador.org.br ou do telefone (71) 4009-6612.