
Cidade
Após ser interditada, Igreja no Garcia pede doações para obras de restauração
Templo está interditado desde 16 de maio por ordem da Defesa Civil; comunidade pede doações para reabrir espaço

Foto: Arquidiocese de São Salvador na Bahia
A Capela Sagrada Família, localizada no bairro do Garcia, em Salvador, está com as portas fechadas desde o dia 16 de maio, por determinação da Defesa Civil de Salvador (Codesal), que identificou problemas estruturais no telhado. Para viabilizar a reabertura do templo, a comunidade lançou a campanha “Juntos pela Capela: reconstruir o telhado, reunir os fiéis”, com objetivo de arrecadar recursos para a reforma.
“Há casas que guardam mais que pessoas. Guardam histórias. Guardam fé”, afirma o material de divulgação. A capela integra o Complexo da Cúria Metropolitana Bom Pastor, sede das atividades do arcebispo de Salvador.
Segundo a Arquidiocese, o templo foi palco de momentos importantes da vida dos fiéis. “A comunidade clama por ajuda para devolver proteção e vida ao templo que, por tanto tempo, acolheu celebrações, batizados, casamentos, crismas e momentos marcantes de oração e consolo”, diz a nota.
A doação faz parte da história da capela, que teve origem em 1865, quando o terreno foi cedido pelo Conde Pereira Marinho às Irmãs do Bom Pastor, com o propósito de construir uma escola. Mais tarde, as Irmãs de Santa Dorotéia assumiram o local e, com o apoio das famílias do bairro, levantaram os recursos para erguer a capela.
Patrimônio em alerta
O fechamento do templo ocorre em meio ao reforço nas vistorias em igrejas de Salvador, após o desabamento do teto da Igreja de São Francisco de Assis, no Pelourinho, que resultou na morte de uma turista de 26 anos. Em fevereiro, seis templos e dois imóveis residenciais foram interditados após análise da Codesal e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Entre os templos interditados estão: Igreja de Nossa Senhora da Ajuda, Igreja e Convento dos Perdões, Igreja de São Bento, Igreja dos Quinze Mistérios, Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem e Igreja de São Miguel.
Como doar:
- PIX: sec.capela@arquidiocesesalvador.org.br
- Depósito bancário: Banco Bradesco Agência: 3072-4 | Conta Corrente: 78930-5
- Em espécie, diretamente na secretaria paroquial, durante o horário de expediente.
- Para mais informações, o interessado em colaborar pode entrar em contato através do e-mail: sec.capela@arquidiocesesalvador.org.br ou do telefone (71) 4009-6612.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.