Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

TCE suspende licitação de ônibus elétricos por erro no processo de contratação

Cidade

TCE suspende licitação de ônibus elétricos por erro no processo de contratação

Na decisão, publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (15), consta que a modalidade de "pregão eletrônico" não é compatível para o tipo de serviço buscado em contrato pelo governo da Bahia

TCE suspende licitação de ônibus elétricos por erro no processo de contratação

Foto: Divulgação

Por: André Uzêda no dia 15 de julho de 2022 às 11:01

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) determinou a suspensão imediata do processo de licitação dos ônibus elétricos que seriam contratados pelo governo da Bahia. Na decisão, assinada pela conselheira relatora Carolina Matos Alves Costa e publicada no Diário Oficial nesta sexta-feira (15), consta que a modalidade de "pregão eletrônico" não é compatível para o tipo de serviço buscado em contrato. O indicativo seria de uma concorrência pública.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) teve igual entendimento ao TCE. O órgão ingressou com uma ação no Tribunal de Justiça da Bahia, no dia 8 de julho, pedindo que a contratação fosse interrompida pelos "vícios" na escolha do "pregão eletrônico". A ação ainda corre na Justiça independente da decisão do TCE.

"O pregão eletrônico é um processo rápido, que dura oito dias. Ele deve ser usado para soluções rápidas. Por exemplo, quebrou um elevador e precisa de uma empresa para consertar em uma repartição pública. Não é o caso de usar para a contratação de ônibus elétricos, um serviço essencial de transporte na cidade. Nesse caso, a modalidade correta era a concorrência pública, com abertura de edital e 30 dias para as manifestações", diz a promotora Rita Tourinho, em contato com o Metro1. 

Em resultado do pregão eletrônico, a empresa Viação Jequié Cidade Sol foi a vencedora do processo para operação e manutenção de 20 ônibus elétricos comprados pelo governo da Bahia. O resultado foi publicado pela Agerba, na última quinta-feira (14), do Diário Oficial do Estado. 

Em maio de 2021, após visitar a fábrica da BYD, em Campinas, o governador Rui Costa (PT) discutiu trazer ônibus elétricos para rodar em Salvador e na Região Metropolitana. Foram investidos mais de R$ 44 milhões na compra de 20 ônibus 100% elétricos. A ideia inicial é de um projeto piloto de um ano — com possibilidade de ser renovado por mais cinco. 

O governo ainda pode recorrer da decisão do TCE que suspende a licitação.