Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

A Luz dessa Cidade

Cidade

A Luz dessa Cidade

Há 21 anos José Medrado comanda o Sintonia na Rádio Metropole. Programa de grande audiência, seu maior proposito é libertar as pessoas

A Luz dessa Cidade

Foto: Luciana Freire

Por: Luciana Freire no dia 04 de agosto de 2022 às 19:30

Mande uma pergunta, José Medrado sempre vai ter algo a dizer. O programa Sintonia, comandado por ele, há 21 anos tira as dúvidas e ameniza angústias dos ouvintes da Rádio Metropole, sobre o espiritismo, a existência humana, relacionamentos, família e a morte. Mas também diverte ao discutir esses temas de modo leve, com várias resenhas e risadas. Com a permissão de Nelson Rodrigues, “a vida como ela é”, das 14h às 15h na 101.3 e também no YouTube do Portal Metro1.

A família Sintonia lota a casa, assim como a turma do fone de ouvido, motoristas de táxi e aplicativo. Mesmo com tanto conhecimento, dedicação aos estudos, mestrado em família, Medrado ficou devendo a resposta uma vez: “A pergunta mais difícil que recebi foi ‘em que ponto a física quântica interfere na vida espiritual das pessoas?’ eu sei lá de física quântica pelo amor de Deus”, disse ele, caindo na risada.

Mas o trabalho do Sintonia também é sério, é a missão de uma vida: “Meu maior desafio é o objetivo que tenho de libertar a consciência. Fazer as pessoas se libertarem de culpas infligidas por princípios religiosos ou mesmo por uma vivência social de hipocrisia. Procuro fazer esse trabalho em sintonia com as demandas que as pessoas trazem, sociais e religiosas”, explicou o líder religioso.

Medrado fundou o Centro Espírita Cavaleiros da Luz em 1978, aos 17 anos. Até este momento viveu muitos conflitos para entender a mediunidade. Seu jeito alegre de passar a mensagem com brincadeiras e piadas não foi bem recebido por tradicionais espíritas da comunidade, mas conquistou o povo.

“Amigos próximos diziam que eu estava no ‘Index Prohibitorum’, eu estava no índice de espíritas proibidos em determinados centros, como até hoje. Mas tem uma coisa interessante de se observar, quem tiver olhos para ver, que veja: sou um recorde espírita mundial de estar na mídia em continuidade. Tenho 21 anos de Rádio Metropole, já estava antes na Band 17 anos, só aí são 37 anos seguidos, sem falar na TV Mundo Maior que tem 22 anos. Deve ser um contraponto das forças por interesse em quebrar paradigmas, libertar as pessoas”, contou.

Hoje, o centro espírita fica na Cidade da Luz no bairro de Pituaçu, Salvador. São 44 anos de história, com 600 voluntários entre 9 e 90 anos. Possui projetos como o Centro de Cultura Pai João, que oferece aulas de balé, hip hop a crianças em situação de risco social; escola Carlos Marion em parceria com a prefeitura de Salvador; centro de atendimento médico odontológico e psicológico para pessoas carentes; Busão da Solidariedade, voltado à população em situação de rua, e muitos outros.