Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 28 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Shoppings de Salvador são obrigados a fornecer abafadores de ruído para pessoas com TEA

Cidade

Shoppings de Salvador são obrigados a fornecer abafadores de ruído para pessoas com TEA

Vereador Alberto Braga, autor do texto, explicou que a hipersensibilidade auditiva é torna autistas menos tolerantes aos sons ambientes

Shoppings de Salvador são obrigados a fornecer abafadores de ruído para pessoas com TEA

Foto: Savassi/Divulgação

Por: Metro1 no dia 16 de março de 2024 às 14:30

Atualizado: no dia 16 de março de 2024 às 16:30

A cidade de Salvador agora tem uma nova lei que beneficia os portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA). A lei nº 9.789/2024, sancionada pelo prefeito Bruno Reis, obriga os shoppings da cidade a fornecer abafadores de ruído para esses clientes. Os protetores auriculares do tipo "concha" são destinados a mitigar o impacto dos ruídos ambientais.

O vereador Alberto Braga, autor do texto, explicou que a hipersensibilidade auditiva é um dos sintomas do TEA, o que torna os portadores menos tolerantes aos sons ambientes. A lei foi pensada para evitar experiências sonoras desconfortáveis para essas pessoas. A lei foi publicada no Diário Oficial do Município e entrará em vigor 90 dias após a sanção, ou seja, em meados de junho.

Alguns estabelecimentos da capital já oferecem os equipamentos, mesmo antes da assinatura do documento no último dia 11. O Salvador Shopping, por exemplo, disponibiliza abafadores para seus clientes desde o final de 2022. Além disso, o shopping realiza no último sábado de cada mês, das 9h às 10h, a Hora Silenciosa, um momento voltado para pessoas com TEA, onde os sons e estímulos visuais são reduzidos para tornar a visita mais agradável e inclusiva.

O Salvador Norte Shopping também distribui abafadores, para proporcionar mais conforto sensorial para quem apresenta hipersensibilidade auditiva. O TEA é uma condição neurológica que afeta o desenvolvimento da comunicação e interação social, e uma de suas principais características é a sensibilidade sensorial. Segundo o último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estima-se que no Brasil tenha pouco mais de 2 milhões de pessoas com TEA.