Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Impulsionada por vários setores, capital baiana registra aumento na criação de empregos

Cidade

Impulsionada por vários setores, capital baiana registra aumento na criação de empregos

Setor de serviços foi o destaque no primeiro mês do ano, sendo responsável pelo saldo positivo de 2.243 na capital baiana

Impulsionada por vários setores, capital baiana registra aumento na criação de empregos

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 16 de março de 2024 às 17:30

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), um registro administrativo do Governo Federal vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), anunciou que Salvador lidera novamente a geração de empregos nas regiões Norte e Nordeste. Em janeiro deste ano, a cidade teve um saldo positivo de 2.451 postos de trabalho, colocando-a entre as maiores geradoras de emprego do país.

Com esse resultado, Salvador ocupa a quinta posição entre as capitais e a sétima colocação em relação a todos os municípios brasileiros. Comparado ao mesmo mês do ano anterior, houve um aumento de 128,6% na geração de empregos na capital baiana. Em janeiro de 2023, foram criados 1.072 postos formais na cidade.

O setor de serviços foi o destaque no primeiro mês do ano, sendo responsável pelo saldo positivo de 2.243 na capital baiana. Neste grupo, as atividades administrativas e serviços complementares tiveram destaque, com 2.035 postos de trabalho. A construção civil ficou em segundo lugar, com saldo de 1.090, seguida pela indústria, com 74 empregos formais.

A secretária Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, afirmou que o resultado do Caged reflete o trabalho da Prefeitura de Salvador em fomentar a empregabilidade por meio da atração de empresas e geração de negócios na cidade. Ela citou o fomento à atividade econômica durante todo o período do verão e os cursos de qualificação e capacitação de mão de obra, além das mais diversas ações integradas realizadas pela prefeitura.