Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Salvador intensifica as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti

Cidade

Salvador intensifica as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti

Iniciativa, que acontecerá até o domingo (31), vai abranger 16 localidades, no total

Salvador intensifica as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti

Foto: Divulgação/Sesab

Por: Metro1 no dia 29 de março de 2024 às 13:38

Durante o feriadão da Semana Santa, mais de 10 bairros de Salvador estão recebendo ações de reforço contra o mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue. Nesta sexta-feira (29), quando é relembrada a Paixão de Cristo, os agentes da prefeitura visitaram quatro bairros da cidade.

A iniciativa, que acontecerá até o domingo (31), vai abranger 16 localidades, no total. De acordo com Andrea Salvador, diretora municipal de Vigilância à Saúde, a ação envolve áreas onde há os maiores números de casos prováveis e confirmados. Salvador está na lista de municípios que enfrentam epidemia da doença.

As ações são adaptadas para a realidade de cada bairro e podem incluir a aplicação de inseticidas, visitas em casas, entre outras medidas. A aplicação de inseticida UBV costal, chamada popularmente de fumacê, tem o objetivo de eliminar o mosquito na fase adulta. Já a aplicação de inseticida de efeito residual, pretende eliminar as larvas.

As visitas nas casas são feitas quando a localidade registra casos confirmados da doença. Nesses casos, os agentes verificam principalmente os quintais, onde normalmente pode haver água acumulada em vasos de plantas e pneus, por exemplo. Além disso, também são inspecionados o entorno da residência, como os terrenos baldios próximos.