
Cidade
Pronto Atendimento Psiquiátrico no 5º Centro de Saúde é inaugurado nesta sexta-feira
São 11 leitos, sendo oito para adultos, dois pediátricos e um de estabilização adulto/pediátrico

Foto: Pontes/ Secom
O Pronto Atendimento Psiquiátrico (PAP), no 5º Centro de Saúde, nos Barris, foi entregue nesta sexta-feira (31) pela prefeitura de Salvador. O investimento foi de aproximadamente R$1,6 milhão na estrutura que atenderá urgências e emergências psiquiátricas. São 11 leitos, sendo oito para adultos, dois pediátricos e um de estabilização adulto/pediátrico. De acordo com o prefeito Bruno Reis, unidades como o PAP passaram a ter uma demanda muito maior, principalmente após a pandemia.
A vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Ana Paula Matos, ressaltou a importância do novo PAP para a rede municipal de urgência e emergência. “Tínhamos um lugar que prestava o atendimento, com o esforço de toda a equipe, mas que não correspondia à necessidade da população. Esse novo ambiente traz condições de atendimento com dignidade”, pontuou.
Segundo a secretária, haverá outras entregas da Saúde, como a nova sede do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Maria Célia, no Subúrbio, mais um CAPS IA para infância e adolescência, o Hospital do Homem, um laboratório central e dois multicentros - um novo em Pirajá e um ampliado em Amaralina.
Além dos 11 leitos, o Pronto Atendimento Psiquiátrico terá um posto de enfermagem, serviço social, psicologia, posto de coleta, três consultórios médicos, farmácia satélite e almoxarifado. Com a implantação do novo PAP, a rede de urgência e emergência municipal contará com 380 leitos de observação em Pronto Atendimento, dos quais 68 de sala vermelha, 97 de observação feminina, 96 de observação masculina, 85 de observação infantil e 34 leitos de isolamento.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.