Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 12 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Moradores de condomínio em Salvador flagram explosão em poste após 4 meses pedindo manutenção à Coelba

Cidade

Moradores de condomínio em Salvador flagram explosão em poste após 4 meses pedindo manutenção à Coelba

Nenhum morador ou funcionário ficou ferido com a explosão, mas um mico que passava pela fiação chegou a ser arremessado

Moradores de condomínio em Salvador flagram explosão em poste após 4 meses pedindo manutenção à Coelba

Foto: Leitor Metro1

Por: Metro1 no dia 10 de junho de 2024 às 17:29

Atualizado: no dia 14 de junho de 2024 às 18:42

Na última quinta-feira (6), moradores de um condomínio de casas do bairro de Praia do Flamengo, em Salvador, passaram por um susto que já dava sinais há pelo menos quatro meses: um poste da Neoenergia Coelba explodiu no meio da manhã. Três dias depois, técnicos da empresa ainda não foram ao local verificar o ocorrido e os danos causados.

A explosão foi seguida de uma queda no fornecimento de energia elétrica do condomínio, mas logo em seguida voltou ao normal. Ainda assim, os moradores e a administração do condomínio buscam contato com a Neoenergia Coelba para que os técnicos façam os reparos necessários e verifiquem se ainda há algum risco, mas eles não conseguem retorno da empresa.

Segundo os moradores, há quatro meses, eles perceberam que estava vazando óleo do transformador do poste. Ângela Simões mora na residência em frente à estrutura e conta que passou todo esse tempo com receio de que um possível incêndio atingisse sua casa. Ângela identificou o problema após chamarem sua atenção para o escorrimento de óleo que caiu do poste sobre o capô do seu carro.

“Liguei diversas vezes, o caminhão da Coelba esteve aqui três vezes, olhavam, falavam que tinha  risco de explosão e iam acionar o setor, mas nada acontecia. Já estava todo mundo preocupado, até que na quinta-feira explodiu”, relatou a moradora. 

Ainda segundo Ângela, por sorte, nenhum morador ou funcionário ficou ferido com a explosão, mas um mico que passava pela fiação chegou a ser carbonizado e arremessado. “Deixou todo mundo preocupado, porque tem crianças brincando, andando de bicicleta [nas ruas do condomínio]. Foi um barulho muito forte, deixou todo mundo preocupado”, lembra.

Ao Metro1, a Neoenergia Coelba informou que, na última semana, foram registradas duas ocorrências de interrupção de energia na Alameda, ambas solucionadas no mesmo dia. Ainda segundo a empresa, nas ocorrências anteriores as equipes não identificaram "interferências nos transformadores ou em postes". Uma equipe especializada foi enviada para apurar a situação.

Esse não é o primeiro caso de explosões e incêndios em postes da Coelba nos últimos meses. A matéria Marcada por Fios, do Jornal Metropole, relembrou alguns desses registros.