Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 12 de julho de 2024

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Sesab realiza mais de 2 mil testes de ISTs no primeiro fim de semana do São João da Bahia

Cidade

Sesab realiza mais de 2 mil testes de ISTs no primeiro fim de semana do São João da Bahia

A Secretaria da Saúde do Estado também montou, no Parque de Exposições, um posto para atender as emergências que, por ventura, ocorram durante as festas

Sesab realiza mais de 2 mil testes de ISTs no primeiro fim de semana do São João da Bahia

Foto: Marcio Rocha/GOV BA

Por: Metro1 no dia 17 de junho de 2024 às 09:22

Atualizado: no dia 17 de junho de 2024 às 09:32

O São João na Bahia encerrou seu primeiro fim de semana na noite do último sábado (15), no Parque de Exposições, em Salvador. Nos três primeiros dias de festa foram realizados 2.046 testes rápidos para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). 

Este é o segundo ano em que a estratégia de testagem de ISTs está sendo realizada durante os festejos de São João. Do total de exames, 34 foram positivos para sífilis, 5 para HIV e 2 para Hepatite C. Não foram registrados casos positivos de Hepatite B.

Em parceria com a Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), foram distribuídos mais de 100 mil preservativos em ações do lado de fora do Parque de Exposições e também durante os shows. Essas iniciativas fazem parte das ações da pasta durante os festejos juninos, que representam um investimento de cerca de R$ 4,5 milhões.

No interior do estado, os postos de testagem começam a funcionar na próxima semana. Nas cidades de Amargosa, Irecê e Santo Antônio de Jesus, os testes poderão ser feitos de 19 a 24 de junho. Em Senhor do Bonfim, o estande atenderá de 19 a 23 de junho, enquanto que, em Ibicuí, será de 20 a 24 de junho e, em Cachoeira, de 21 a 25 de junho. Em Salvador, o posto montado no Parque de Exposições funcionará ainda de 21 a 24 de junho e de 28 de junho a 2 de julho.