Cidade
MPF aciona Justiça para recuperar obras históricas de igreja em Salvador
Pinturas do artista José Teófilo de Jesus expostas no Museu Afro Brasil em São Paulo são reivindicadas pela Ordem Terceira de São Francisco
Foto: Divulgação
O Ministério Público Federal (MPF) pediu a restituição de cinco obras de arte do pintor José Teófilo de Jesus, pertencentes à Ordem Terceira de São Francisco de Salvador,que teriam sido retiradas ilegalmente do acervo e estão em exposição no Museu Afro Brasil, em São Paulo.
De acordo com o MPF, as obras foram encomendadas pela Ordem Terceira e entregues por José Teófilo de Jesus por volta de 1845 e criadas para ornamentar os altares laterais da igreja de São Francisco As pinturas retratam São Francisco, Santa Clara, São Domingos de Gusmão, São Luís e Santa Isabel de Portugal e são consideradas parte integrante do patrimônio cultural e histórico brasileiro.
Em julho de 2017, o MPF foi informado sobre a presença das obras no Museu Afro Brasil. Em seguida, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizou vistoria no espaço cultural paulista e confirmou que as obras expostas correspondiam às descritas no tombamento da igreja em Salvador. Além disso, conforme o MPF, não havia comprovação da licitude da aquisição das obras por parte do museu, o que levou o órgão a acionar a Justiça.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.