Cidade
Troca de postes da Coelba deixa emaranhado de cabos em via e movimenta comércio ilegal de fios no Imbuí
Neoenergia Coelba alega que reponsabilidade do descarte da fiação é das empresas de telefonia e internet
Foto: Leitor Metro1
Motoristas e pedestres que passam pela Avenida Jorge Amado têm se deparado com um cenário caótico. Metros e metros de fios e cabos espalhados por uma das principais vias do bairro do Imbuí, em Salvador. Isso tem acontecido porque novos postes estavam sendo instalados pela Neoenergia Coelba na região e a fiação antiga foi retirada.
A concessionária, no entanto, alega que essa fiação é de empresas de telecomunicação e a responsabilidade do descarte dos cabos é dessas operadoras de telefonia e internet. Enquanto isso, os fios espalhados atrapalham o fluxo de carros e pedestres na avenida.
Quem trafega pela região relata ainda que pessoas em situação de rua têm aproveitado para pegar os cabos, mesmo diante de funcionários das obras, e comercializar em ferros-velhos no entorno. "É só passa pelos ferros-velhos da região e vai ver as montanhas de fios", conta uma moradora da região, sob condição de anonimato. Ela chegou a flagrar o momento em que uma pessoa leva, arrastando pela via, um conjunto de cabos com no mínimo dois metros de extensão.
Ao Metro1, a Neoenergia Coelba informa que concluiu o serviço de realocação dos postes nesta terça-feira (22) e a nova rede elétrica da região já foi instalada nas estruturas realocadas. As empresas de telefonia também foram notificadas para remanejar seus cabos para os postes recém-instalados.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.