Segunda-feira, 12 de maio de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Parte do teto desaba em escola técnica de Salvador após fortes chuvas

Cidade

Parte do teto desaba em escola técnica de Salvador após fortes chuvas

Desabamento ocorre após um período de chuvas intensas que atingiram a capital baiana nos últimos dias

Parte do teto desaba em escola técnica de Salvador após fortes chuvas

Foto: Reproducao

Por: Metro1 no dia 11 de maio de 2025 às 08:50

Uma parte do teto da Escola Técnica São Joaquim, localizada na Avenida Jequitaia, no bairro da Calçada, em Salvador, cedeu nos últimos dias. O imóvel, que está no centro de uma disputa judicial há cerca de seis anos, não recebe manutenção adequada, segundo relatos, o que pode ter contribuído para o incidente.

O desabamento ocorre após um período de chuvas intensas que atingiram a capital baiana nos últimos dias. Embora o sábado (10) tenha amanhecido com tempo firme e sol, os efeitos do acumulado de água ainda são sentidos em diversos pontos da cidade.

De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o volume de chuvas registrado em maio já superou a média histórica do mês em algumas regiões da cidade. A média esperada para o período é de 302,2 mm, mas no bairro do Barro Duro, por exemplo, os índices pluviométricos alcançaram 305,4 mm já na última segunda-feira (5).

 

O boletim mais recente da Codesal, atualizado às 9h30 de sexta-feira (9), aponta que o bairro com maior volume de chuva nas últimas 72 horas foi a região da Federal, com 120,2 mm acumulados. Ondina também registrou alta incidência de chuvas, com 118 mm no mesmo período, seguida pela Barra, que teve 110,2 mm.

 

Especialistas alertam para os riscos estruturais que esse volume atípico de chuva pode causar, especialmente em prédios antigos e sem manutenção constante, como é o caso da escola afetada.