
Cidade
Brasil propõe fortalecer relações comerciais com o México
Lula propõe ampliar acordo bilateral e envia Alckmin em missão oficial

Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com a presidente do México, Claudia Sheinbaum, na quarta-feira (23), para discutir o fortalecimento das relações econômicas e comerciais entre os dois países. Lula destacou a importância de aprofundar os laços bilaterais, especialmente em um cenário global de incertezas.
Durante a conversa, ficou acertada uma visita oficial ao México nos dias 27 e 28 de agosto, que será liderada pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin. Ele estará acompanhado por uma comitiva de empresários de diversos setores. Lula também propôs o início de negociações para ampliar o acordo comercial entre Brasil e México, com o objetivo de aumentar o fluxo de comércio bilateral.
A visita acontece em um contexto de aumento das tarifas dos Estados Unidos sobre produtos do Brasil e do México. O presidente Donald Trump anunciou novas tarifas sobre exportações brasileiras a partir de 1º de agosto e já havia imposto taxas de 30% sobre produtos mexicanos. Alckmin, principal interlocutor brasileiro nas negociações com os EUA, tem buscado soluções diante das medidas unilaterais. Lula e Sheinbaum identificaram setores como farmacêutico, agropecuário, de biocombustíveis, aeroespacial, inovação e educação como estratégicos para a cooperação.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.