
Cidade
Câmara presta homenagem ao psicólogo Matraga no Dia de Luta Antimanicomial
Na próxima quinta-feira (19), às 9h, a Câmara Municipal fará uma sessão especial no Centro de Cultura da Casa para celebrar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. Também será prestada uma homenagem ao professor aposentado do curso de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Marcus Vinicius de Oliveira Silva, conhecido como Marcus Matraga, ativista pela reforma psiquiátrica no Brasil que foi assassinado no início do ano. [Leia mais...]

Foto: Divulgação
Na próxima quinta-feira (19), às 9h, a Câmara Municipal fará uma sessão especial no Centro de Cultura da Casa para celebrar o Dia Nacional de Luta Antimanicomial. Também será prestada uma homenagem ao professor aposentado do curso de Psicologia da Universidade Federal da Bahia (Ufba) Marcus Vinicius de Oliveira Silva, conhecido como Marcus Matraga, ativista pela reforma psiquiátrica no Brasil que foi assassinado no início do ano. Ele foi morto aos 57 anos após um sequestro, em que dois homens armados em casa e levaram Matraga até uma estrada do povoado de Pirajuía, onde foi baleado com um tiro na cabeça.
Requerida pela vereadora Aladilce Souza (PCdoB), a sessão especial tem como objetivo avaliar a situação da assistência à saúde mental em Salvador. "Vamos fazer um balanço dos avanços e retrocessos da Lei da Reforma Psiquiátrica na cidade e homenagear o professor Matraga, que foi de extrema importância na luta antimanicomial em todo o país. A iniciativa serve para frisar que ainda buscamos esclarecimentos dos órgãos públicos e da justiça sobre o seu assassinato e punição para os criminosos", afirmou a vereadora.
Matraga era considerada uma das principais referências da luta antimanicomial e defensor dos direitos humanos. "Seu assassinato continua sendo investigado e até o momento ninguém foi preso", lembra Aladilce. Foram convidados para compor a mesa de trabalho da sessão especial representantes do poder público, do movimento social e ainda familiares de Marcus Matraga.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.