
Cidade
Transalvador monta esquema especial de trânsito para o 7 de Setembro em Salvador
Bloqueios começam neste sábado (6) à noite e afetam circulação e estacionamento em diversas vias do Centro

Foto: Bruno Concha/Secom Salvador
A partir das 19h deste sábado (6), a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) dará início a um esquema especial de trânsito para o Desfile da Independência do Brasil. O principal bloqueio ocorrerá na Avenida Sete de Setembro e no Largo do Campo Grande, onde a circulação e o estacionamento de veículos estarão proibidos das 21h de sábado até as 23h59 de domingo (7).
As medidas incluem proibições de tráfego, inversão de sentidos em vias e a instalação de 15 barreiras fixas e 35 móveis. A partir da meia-noite de domingo, o estacionamento ficará restrito em ruas como Avenida Euclydes da Cunha, Largo da Graça, Rua da Graça, trechos da Avenida Sete de Setembro, Praça Castro Alves, Rua Chile, Ladeira da Conceição da Praia e Rua Carlos Gomes.
As barreiras fixas começam a ser implantadas às 19h do sábado em pontos estratégicos, como a Ladeira da Revolta dos Malês, Rua Chile, Rua da Ajuda, Rua do Sodré e diversos trechos da Avenida Sete de Setembro. Já no domingo, a partir das 5h, entram em operação 26 barreiras móveis em rotas de ligação direta ao Centro, incluindo locais como a Ladeira da Montanha, Praça Castro Alves, Rua Carlos Gomes, Largo do Campo Grande, Rua João das Botas e trechos no Porto da Barra. Também serão montadas barreiras de sinalização em seis locais, como a Rua Professor Américo Simas, Vale dos Barris e Largo dos Aflitos.
No domingo, a partir das 5h, o tráfego estará bloqueado em diversas vias do Centro, entre elas a Praça Castro Alves, Rua da Ajuda, Ladeira da Montanha, Rua Clóvis Spínola e Largo dos Aflitos. Para acessar a região, os motoristas devem optar por rotas alternativas, como as avenidas Lafayete Coutinho (Contorno), Vale dos Barris e José Joaquim Seabra (Baixa dos Sapateiros). Quem sair da Avenida Princesa Leopoldina em direção à Graça deverá utilizar a Avenida Reitor Miguel Calmon/Vale do Canela. Também haverá inversão de sentido em vias como Rua Gamboa de Cima e Rua Presidente Kennedy.
Será criado ainda um acesso exclusivo para autoridades pela Rua Banco dos Ingleses, com estacionamento reservado no Largo do Campo Grande. Ônibus a serviço do evento poderão estacionar em locais como Avenida da França, Rua Miguel Calmon, Rua Chile, Ladeira da Revolta dos Malês e Avenida Lafayete Coutinho.
A Transalvador afirma que a operação tem como objetivo garantir mobilidade urbana, segurança viária e organização do espaço público durante a celebração cívica.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.