
Cidade
Trens do VLT de Salvador começam a chegar em dezembro, afirma governador
Primeira composição desembarca na capital baiana no dia 5 de dezembro

Foto: Joá Souza/GOVBA
O governador Jerônimo Rodrigues, com uma comitiva de lideranças comunitárias do Subúrbio de Salvador, visitaram a fábrica da Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles (CAF), em Hortolândia (SP), nesta quarta-feira (10). Onde está sendo realizado os últimos ajustes técnicos e operacionais, além da pintura e plotagem estão sendo realizados em um dos trens do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
A previsão é de que os trens cheguem em Salvador a partir do dia 5 de dezembro de 2025 e os primeiros testes nos trilhos do Subúrbio realizados no início de 2026, conforme cronograma estabelecido.
O governador explicou que: “a CAF nos deu como garantia que, no dia 5 de dezembro, esse trem chegará em Salvador totalmente pintado, com um design em homenagem ao subúrbio e à Bahia. No dia 10 de dezembro, já começam os testes estáticos, móveis. Depois disso, por exigência dos padrões técnicos, a CAF precisa de seis meses para fazer os últimos testes, enquanto isso, a CTB conduz a montagem dos trilhos finais para que a gente possa transportar gente já no segundo semestre de 2026”.
As modificações feitas nos veículos atenderam às exigências do projeto baiano desenvolvido pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), que assegura a eficiência, segurança e plena compatibilidade com o sistema metroferroviário local.
O presidente da CAF Brasil, destacou quem entrevista algumas informações sobre a fabricação. “Estamos realizando os testes estáticos aqui na fábrica e depois eles vão ocorrer no mês de dezembro em Salvador, e, em seguida, [serão realizados] os testes dinâmicos. A CTB já está providenciando as vias para fazermos esses testes. O nosso objetivo como fabricante é ver os nossos trens operando”, destacou Renato Meirelles”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.