Sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Cidade

/

Bahia reúne mais de 400 estudantes na V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Cidade

Bahia reúne mais de 400 estudantes na V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Evento em Salvador debate justiça climática e sustentabilidade com jovens de 113 municípios

Bahia reúne mais de 400 estudantes na V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Foto: Ascom/SEC

Por: Metro1 no dia 25 de setembro de 2025 às 18:35

A V Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CEIJMA) teve a sua abertura nesta quinta-feira (25), no Hotel Fiesta, no Rio Vermelho, em Salvador. Foram mais de 400 estudantes da rede estadual envolvidos, sendo de 113 municípios diferentes da Bahia, com discussões envolvendo justiça climática, educação ambiental e os desafios das mudanças globais que influenciam no cotidiano da sociedade. 

Com o título “Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática”, o momento de abertura envolveu apresentações como o do Grupo de Dança do Colégio Estadual Carlos Marighella e a exibição de uma mensagem em vídeo da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.

A secretária estadual da Educação (SEC), Rowenna Brito, apontou que: “é uma alegria receber vocês aqui em Salvador. Eu não estou aí com vocês, mas eu tenho certeza que a conferência será um sucesso, especialmente no ano de COP30, que a gente vai debater o meio ambiente e a sustentabilidade. São mais de 400 estudantes, 113 municípios e jovens debatendo o meio ambiente e a sustentabilidade para garantirmos um futuro melhor para nós”, disse.

“É um trabalho em parceria entre a Secretaria Estadual da Educação com a Secretaria do Meio Ambiente, junto ao Governo Federal, com o Ministério do Meio Ambiente e com o Ministério da Educação. [...] A ideia é compartilhar experiências para que, ao final, possamos formar um documento a ser levado à etapa nacional dizendo: ‘olha essa a visão do que a Bahia entende da sua juventude enquanto meio ambiente, enquanto justiça climática’. Por isso, é importante que os jovens se apropriem disso e queiram contribuir para um mundo melhor”, acrescentou o secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Sodré.